NOTÍCIAS | GESTÃO E GOVERNANÇA
Quinta-Feira, 04 de Maio de 2023, 15h:47
Cooperativas de MT participam do Diagnóstico Assistido PDGC
Adesão de mais 16 cooperativas no ciclo de 2023

Assessoria SISTEMA OCB/MT
Cuiabá/MT
noticias@ocbmt.coop.br

Cooperativas de MT participam do Diagnóstico Assistido PDGC

Reunião Kick Off, de forma online

O Sistema OCB/MT, através do Sescoop/MT, realizou a primeira reunião do Diagnóstico Assistido 2023 do Programa PDGC, com os representantes inscritos de 16 novas cooperativas de Mato Grosso dos ramos Agropecuário, Crédito, Transporte e Saúde. Neste ano, o Sescoop/MT tem a previsão de atender 48 cooperativas com o D.A. do Programa de desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. Desde 2013, já participaram do Programa 54 cooperativas, sendo que oito delas receberam 20 premiações no Prêmio SomosCoop, promovido pelo Sistema OCB Nacional.

O Diagnóstico Assistido contribui para que as cooperativas realizem os diagnósticos de governança e gestão de forma mais adequada e efetiva. Instrui e orienta o entendimento dos requisitos constantes dos processos gerenciais, conceitos a eles relacionados, apresenta exemplos de boas práticas e evidências relacionadas a cada um dos processos. Fomenta a estruturação de um processo participativo, com o envolvimento de diversas áreas, para o preenchimento da autoavaliação e adoção da ferramenta de gestão, e promove a compreensão da relevância do diagnóstico de governança e gestão para o desenvolvimento das cooperativas.

No dia 03/05 foi realizada a primeira etapa do Diagnóstico Assistido 2023 em Mato Grosso, com a realização da reunião Kick off, com a apresentação dos pontos mais relevantes do projeto, que contou com a participação das 16 cooperativas inscritas para o processo 2023. Outra etapa é a formalização da participação da Cooperativa com envio da documentação, definição do período da realização do diagnóstico, definição dos participantes das cooperativas no processo, preenchimento dos instrumentos e o diagnóstico. Ao todo o diagnóstico assistido é realizado em cinco módulos. 

“A proposta é que a cooperativa possa aprimorar sua governança e gestão, gerando ainda mais resultado para o cooperado”, salientou o superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti. Ele ressalta que “o preenchimento correto do instrumento de autoavaliação do Diagnóstico Assistido, irá gerar um relatório devolutivo mais assertivo, condizente com a realidade fática dos processos de governança e gestão das cooperativas, identificando suas potencialidades, as oportunidades de melhoria. Com esse mapeamento, na reunião da devolutiva, será disponibilizado para a Cooperativa um plano de ação com todas as oportunidades de melhorias, que a Cooperativa irá desenvolver conforme estratégia da Cooperativa”.

“São muitos os benefícios para as cooperativas que participam do Programa do Diagnóstico assistido. Estudo de Impacto já comprovou que as cooperativas que utilizam o diagnóstico têm melhores resultados econômico-financeiros do que as cooperativas que não utilizam. Elas chegam a ter um incremento de 40% em sua margem operacional e de 43% nos resultados à disposição da AGO”, disse Georgeana Siles, Gestora PDGC em Mato Grosso.

Depoimentos de cooperativas que já participaram do Programa Diagnóstico Assistido do PDGC em anos anteriores:

Geraldo Wrobel, presidente da Sicredi Sudoeste MT/PA, cooperativa do ramo crédito da cidade de Tangará da Serra, começou a participar a partir do ano de 2013 e disse que “a evolução da cooperativa dentro do Programa começou no nível de Maturidade Primeiros Passos com premiação de bronze em 2015, prata em 2017 e ouro em 2019 dentro do mesmo nível. Essa evolução foi consequência da nossa participação no PDGC, hoje a Cooperativa está no nível de maturidade Compromisso com a Excelência, pleiteando o Ouro nesse ciclo de 2023”.

A gestora da Coabra, cooperativa do ramo agropecuário de Cuiabá-MT, Eliane Menezes El Sayed, disse que a cooperativa participa do Programa desde 2013. “Acho muito importante a participação de todos os membros da cooperativa no processo do diagnóstico assistido, desde o presidente, passando pelos conselheiros, diretores, cooperados e funcionários”, salientou Eliane Menezes.

Leandro Viana, Diretor Executivo da cooperativa Sicoob Primavera, relatou sobre a dificuldade do início do Programa de compreender os instrumentos do PDGC, “mais é muito importante participar do Programa, pois com a sua implementação a cooperativa evoluiu em vários aspectos, como nos resultados, na questão social, na gestão de pessoas e nos processos internos e dando subsídio através dos processos consolidados ao crescimento da cooperativa”.

Patrícia Salermo da cooperativa Unimed Vale do Sepotuba, falou da importância de participar do programa e do trabalho do Sescoop/MT, no auxílio de desenvolvimento da cooperativa rumo a excelência, “conseguimos ver e evidenciar os nossos processos”.

Vicente Baldissera, presidente da Cootransverde, cooperativa de transporte de Lucas do Rio Verde, também foi enfático em dizer que “a gestão e governança da cooperativa melhoram muito depois da participação do Diagnóstico Assistido do PDGC”.

 

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet