NOTÍCIAS | DIA DE COOPERAR
Sexta-Feira, 30 de Junho de 2023, 10h:30
Dia de Cooperar é neste sábado
Programa de voluntariado das cooperativas do Brasil

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Dia de Cooperar é neste sábado

MT comemora 10 anos de participação no Dia C

No dia 01 de julho, sábado, as cooperativas do Brasil inteiro celebraram o Dia de Cooperar, um dos maiores programas de voluntariado do Brasil. Este ano completa 10 anos que as cooperativas de Mato Grosso fazem parte deste movimento que celebrar o 7º Princípio de cooperativismo, que é o interesse pela comunidade. Cooperativas de diversos municípios de Mato Grosso, irão realizar ações agendadas junta a comunidade onde atuam.No dia 01 de julho, sábado, as cooperativas do Brasil inteiro celebraram o Dia de Cooperar, um dos maiores programas de voluntariado do Brasil.

Este ano completa 10 anos que as cooperativas de Mato Grosso fazem parte deste movimento que celebrar o 7º Princípio de cooperativismo, que é o interesse pela comunidade. Cooperativas de diversos municípios de Mato Grosso, irão realizar ações agendadas junta a comunidade onde atuam.

No período de 2013 a 2022, as cooperativas mato-grossenses beneficiaram 1.390.193 de pessoas, com 1.037 projetos sociais junto às comunidades onde elas estão presentes, envolvendo 79.088 mil cooperados e funcionários voluntários.

Para o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, “o Dia C é um instrumento do 7º Princípio do Cooperativismo, o Interesse pela comunidade, casado com o 6º Princípio, que é a Intercooperação, e assim se cria cidadania para o entorno da cooperativa, nas cidades em que atuam. Eu vejo que as nossas cooperativas estão fazendo a sua parte para a melhoria da sociedade de Mato Grosso.”

“Mato Grosso continua em 2023 na jornada de cooperação, beneficiando ainda mais pessoas e transformando desafios em oportunidades, através do Programa Dia de Cooperar. No ano passado as ações sociais foram realizadas simultaneamente por 148 cooperativas em Mato Grosso resultaram no atendimento de 372.965 pessoas, com o envolvimento de quase 30 mil voluntários”, disse o superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti. 

Algumas Ações do Dia C em MT no dia 1º de Julho (sábado)

Cuiabá – A cooperativa de Crédito Unicred MT vai realizar plantio de mudas de árvores, às 7:30h, na BR 251 - saída para Chapada dos Guimarães (em frente ao Fort Atacadista). A ação acontecer em diversos municípios: Cuiabá / Sinop/ Sorriso/ Lucas/ Mutum/ Tangará/ Primavera/ Rondonópolis/ Barra/ Porto Velho.O presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, estará presente na ação em Cuiabá. 

Araputanga - A cooperativa de Crédito Sicredi Biomas, realiza ‘Ação Para a Comunidade   voltada para as crianças’, no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS   

Sinop - A cooperativa Educacional Coopersino, realiza Acão voluntária para comunidade de bairros carentes, das 14h às 18hs, na Escola EMEB Ana Cristina de Sena Sinop-MT.  

Sorriso - A Cooperativa Agropecuária Mista – COAMBE, realiza a Ação será ‘Práticas de separação de lixo, meio ambiente’. Após da apresentação, terá oficina de circo e brinquedos. O evento acontece a partir das 14hs, na Praça Paulo Francisco Rech - Boa Esperança, Sorriso - MT

Primavera do Leste – A cooperativa de Crédito Sicoob Primavera realiza “Mutirão Cooperativista para Comunidade no Geral, atendimentos de saúde, beleza, financeira, cultural, a partir das 14h.

DIA DE COOPERAR

O Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa das cooperativas brasileiras, e consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias diversificadas e simultâneas nos estados onde a Campanha ocorre. As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas, mostrando à comunidade cooperativista e demais setores da sociedade, o potencial de atuação das cooperativas no campo da Responsabilidade Social.

SISTEMA OCB/MT - A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT – é uma entidade formada por três instituições que fazem papéis distintos e ao mesmo tempo interligados, focados no suporte às cooperativas: OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso; Sescoop/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso; e o I.Coop – Faculdade.ocbmt.coop.brinstagram.com/sistemaocbmtfacebook.com/Sistemaocbmtlinkedin.com/company/sistemaocbmt

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet