NOTÍCIAS | DIA DE COOPERAR
Sexta-Feira, 07 de Julho de 2023, 11h:31
Dia C em MT foi comemorado em todo estado
As cooperativas realizaram ações nas comunidades onde atuam

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

DIA C

Voluntários do Dia C colocam em prática o 7º Princípio do Cooperativismo, que é o interesse pela comunidade

Este ano de 2023 completa 10 que as cooperativas de Mato Grosso realizam ações em benefício das comunidades onde atuam. Nos últimos nove anos, no período de 2013 a 2022, as cooperativas mato-grossenses já beneficiaram 1.390.193 de pessoas, com 1.037 projetos sociais junto às comunidades onde elas estão presentes, envolvendo 79.088 mil cooperados e funcionários voluntários. Esses números vão crescer com as ações que estão sendo realizadas durante os 365 dias do ano de 2023.

“O Dia de Cooperar está cumprindo, nesses 10 anos, o que ele se propôs, que é de chegar às comunidades onde atua com ações que elas estão necessitando. O sétimo princípio do cooperativismo (Interesse pela Comunidade) está extremamente vivo nas cooperativas, e que não pode esquecer, pois é um dos grandes diferenciais do cooperativismo”, salientou o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.

O presidente Onofre Cezário, durante participação da ação do Dia C da Unicred MT, no plantio de duas mil árvores em Cuiabá, comentou que, “depois da pandemia da Covid 19 voltamos com as ações do Dia C , com carga total. O Dia C está em todo estado, com atuação das cooperativas que são as protagonistas desse movimento de voluntariado”.

Dia C em MT foi comemorado em todo estado

Ação de intercooperação em Sinop/MT

Nos dois primeiros anos da realização do Dia C em Mato Grosso, o Sistema OCB/MT promoveu eventos em Cuiabá, para comemorar a data. Porém, após uma avaliação, deixou de realizar os eventos e passou para as cooperativas o protagonismo das comemorações do dia primeiro de julho, o Dia de Cooperar. A Organização Estadual ficou com o suporte às cooperativas. Uma estratégia que vem dando certo.

“O Dia C sempre teve um saldo positivo, desde o seu lançamento em Mato Grosso em 2013, e já no início percebemos que precisávamos de um modelo que envolvêssemos todas as cooperativas e não só as da capital. Transferimos o protagonismo no terceiro ano do programa para as nossas cooperativas e isso deu certo. O Dia C, passou a ser interiorizado, o que multiplicou o número de cooperativas e voluntários envolvidos. Tanto, que em uma avaliação da unidade nacional, Mato Grosso é o estado onde o Dia C é o mais conhecido no Brasil”, relata o superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti.
Este ano, segundo Mazzotti, houve um estímulo para que as cooperativas fizessem um trabalho de intercooperação para realização das ações do Dia de Cooperar. “Ao invés de realizar uma ação isolada, estimulamos que potencializassem as ações, para dar mais visibilidade com as ações conjuntas. Assim teremos dois fortes princípios neste dia, que seria o 6º da intercooperação e o 7º que é o interesse pela comunidade. Desta forma, o Dia de Cooperar, passa de fato a ser um instrumento de difusão do cooperativismo e faz com que a sociedade perceba que atrás das ações tem gente que se mobiliza economicamente em torno de uma organização chamada sociedade cooperativa e que promove o bem-estar não só de seus membros, mas também se preocupa do seu entorno, com a sua comunidade.”

Unicred MT

No Dia do Cooperativismo, Unicred MT doa 2 mil mudas de árvores para Projeto Verde Novo

A união em benefício da comunidade

Várias cooperativas se mobilizaram e aceitaram a proposta do Sistema OCB/MT em promover ações de intercooperação. Uma delas foi realizada pela Escola Municipal Ana Cristina de Sena, no bairro Novo Mundo, na cidade de Sinop (480 km de Cuiabá), idealizada pela cooperativa educacional Coopersino, com a participação das cooperativas Cresol, Sicredi Celeiro, Unicred, Coanorte e Sicoob Norte.
Além das cooperativas teve também a participação da Faculdade do Município com apresentação de cursos, robótica e serviço de massagem; a Secretaria de Saúde Municipal também esteve presente com os serviços de vacinas, pesagem para bolsa família, testagem de glicemia e análise bucal; a Secretaria do Meio Ambiente, juntamente com a UFTM, apresentou estudos com os animais silvestres; e ainda houve serviços para regularização da conta de água. De acordo com os organizadores do evento, passaram pelo evento cerca de 2000 pessoas.

"Considero que as ações do Dia C são importantes para a comunidade, em especial ações que são realizadas em Intercooperação, cada cooperativa mostrando suas habilidades e assim contribuindo ainda mais para a comunidade", disse Karla Verônica da Silva, Coordenadora de Promoção Social do Sescoop/MT, que participou do evento em Sinop.

DIA DE COOPERAR - O Dia de Cooperar (Dia C) nasceu em 2009 como um projeto inovador, realizado pelo Sistema OCEMG. O objetivo é desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática, os valores e princípios cooperativistas, por meio de ações de voluntários.
Após o sucesso em Minas Gerais, o Sistema OCB realizou, em 2013, projeto piloto em outros seis estados buscando ampliar o Dia C, e Mato Grosso foi um dos estados. No ano seguinte, passou a ocorrer em todas as regiões do país.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet