NOTÍCIAS | TENDÊNCIAS DE INVESTIMENTOS DE MERCADO
Segunda-Feira, 26 de Junho de 2023, 09h:09
Radar de Oportunidades indica novos negócios para as cooperativas
OCB/MT monitora as tendências de investimentos de mercado para as cooperativas de MT

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Radar de Oportunidades indica novos negócios para as cooperativas

OCB/MT monitora as tendências de investimentos de mercado para as cooperativas de MT

O Sistema OCB/MT divulgou o primeiro levantamento do Radar de Oportunidades do Cooperativismo de Mato Grosso neste ano de 2023 e identificou 13 oportunidades, sendo que duas delas tiveram nota com potencial para elaboração de estudo técnico para Mato Grosso como um todo, que são financiamento para avicultura, para o Ramo crédito, e constituição de cooperativa de usinas de energia, no Ramo Infraestrutura. Porém, todas a regiões do estado apresentaram pelo menos uma oportunidade com potencial de estudo.

Para o Ramo Agropecuário, o levantamento apontou oportunidades na comercialização de crédito de carbono; investimentos de novos produtos lácteos pelas cooperativas de leite; e Inseminação artificial para o rebanho leiteiro.

No Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços as cooperativas têm oportunidades em investimentos de ensino técnico nas cooperativas educacionais; Curso preparatório para o Enem nas cooperativas educacionais; Inclusão de esportes nas cooperativas educacionais; e Sistema Unificado de Ensino Cooperativas nas cooperativas educacionais.

Para o Ramo Crédito o Radar de Oportunidades apontou que as cooperativas têm oportunidades na liberação de linha de financiamento para avicultura; e Linhas de financiamento para renovação de frota das cooperativas de transporte.

O Ramo Infraestrutura, a oportunidade está na constituição de cooperativas de usina de energia renovável.

O Ramo Transporte, de investimentos em sistema de gestão para as cooperativas de transporte; Rede de abastecimento de combustíveis nas cooperativas de transporte; e IoT (Internet das Coisas) para rastreamento veicular nas cooperativas de transporte.

A equipe técnica da OCB/MT que faz o levantamento das oportunidades, salienta que embora as oportunidades tenham sido segmentadas por Ramos do Cooperativismo, elas não se restringem a um único Ramo. Por exemplo, as oportunidades do Ramo Agropecuário e demais setores têm relação com o Ramo Crédito. A equipe explica também, que com esses dados a OCB/MT vai dar direcionamentos de estudos técnicos mais precisos visando o fomento de novos negócios do setor em Mato Grosso.

Metodologia - O monitoramento é calculado pelo Índice de Oportunidade do Cooperativismo (IOC) para ser realizado a análise de dados com o intuito de avaliar se a oportunidade é passível de um estudo técnico mais profundo pela equipe da OCB/MT. Cada indicador analisado é chamado de KPI e recebe uma nota de 0 a 4 por região de MT, sendo: 0= Inoportuno, 1=pouco provável, 2=neutra, 3=favorável e 4=muito favorável.

São levantadas as tendências de oportunidades de investimento junto ao mercado de todos os sete ramos do cooperativismo. A atualização do Radar de Oportunidades é semestral, sendo divulgado em maio e em novembro. As oportunidades identificadas são acumuladas por um semestre, totalizando as oportunidades do ano vigente levantadas. Desta forma, ao iniciar um novo ano será iniciado outro ciclo de levantamentos e cálculos de oportunidades por ramo. 

Anexo o Relatório e Metodologia do RADAR DE OPORTUNIDADE

 

 
 

Anexos:

  • RADAR DE OPORTUNIDADES_SISTEMA OCBMT_MAIO_23.pdf (Download)
  • RADAR SISTEMA OCBMT_METODOLOGIA (2) - este.pdf (Download)

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet