NOTÍCIAS | DIA C COMPLETA 10 ANOS EM MT
Quarta-Feira, 24 de Maio de 2023, 11h:11
Dia de Cooperar 2023 é lançado em MT
Dia C completa 10 anos de história em MT

Assessoria SISTEMA OCB/MT
Cuiabá/MT
noticias@ocbmt.coop.br

Dia de Cooperar 2023 é lançando em MT

75 participantes, representantes de 31 cooperativas, estiveram presentes no lançamento

O Sistema OCB/MT realizou no dia 8/5 o lançamento oficial da Dia de Cooperar 2023, com a presença de 75 participantes, representantes de 31 cooperativas de diversos municípios de Mato Grosso. A programação contou com a participação especial dos Palhaços Estrela e Mocorongo, além de muitas homenagens e dicas de como manter um movimento de voluntariado, que com atitudes simples transformam o mundo. O Sistema OCB/MT participa do Dia C há 10 anos e foi um dos oito estados que participaram da primeira fase de implantação do Programa em 2013.


Para o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, “o Dia C é um instrumento do 7º Princípio do Cooperativismo, o Interesse pela comunidade, casado com o 6º Princípio, que é a Intercooperação, e assim se cria cidadania para o entorno da cooperativa, nas cidades em que atuam. Esse é um movimento que faz com que se reflita sobre os problemas que temos no mundo e mostra que a solução está no homem. Assim, vamos ter que concertar o homem para termos uma sociedade melhor. Teremos que fazer como o cooperativismo, e cooperar mais. Eu vejo que as nossas cooperativas estão fazendo a sua parte para a melhoria da sociedade de Mato Grosso.”

Ao longo de 10 anos as cooperativas mato-grossenses realizaram 1.289 projetos sociais, beneficiando diretamente 1.583.353, envolvendo 85.289 voluntários.

“É um sucesso do Dia C em Mato Grosso. Os números mostram isso”. Essa é a percepção do superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti, ao ponderar que “percebemos o comprometimento das pessoas, a seriedade como o Dia de Cooperar é tratado, mostrando um envolvimento cada vez maior das cooperativas, se conscientizando de que o progresso econômico não é suficiente e que é preciso se preocupar com o futuro dos filhos, das próximas gerações, para que continuem também a desfrutar da vida, até mesmo melhor do que se vive hoje”.

Mazzotti disse que para os próximos 10 anos “esperamos que tenhamos uma estrada com uma extensão ainda maior e que no futuro, 90% da população esteja envolvida com o cooperativismo com esse grau de consciência, responsabilidade e comprometimento, assim teremos atenuado todos os efeitos que têm sobre a vida das pessoas pela inclusão econômica, gerando capacidade de melhorar a condição de vida, transformando cada local em um lugar melhor para se viver”.

 
DIA C MT

Oito cooperativas foram homenageadas com um troféu por terem participado de todas as edições do Dia C de MT

“Desde 2013, acreditamos na força da cooperação por meio das ações sociais. Esse é o momento de agradecermos e valorizarmos as cooperativas que estão conosco desde o início desta jornada da cooperação”, disse a Coordenadora de Promoção Social do Sescoop/MT, Karla Silva ao anunciar a entrega de um troféu às cooperativas que participaram de todas as edições do Dia de Cooperar em Mato Grosso.

A cooperativas que participaram em todas as 10 edições do Dia C em MT foram a Coacen, Coopernova, Sicredi Biomas, Sicredi Celeiro, Sicredi Grandes Rios, Sicredi Vale do Cerrado, Unicred MT, Unicotton.

Os participantes também conheceram a Campanha do Dia C 2023, com os materiais disponibilizados para as cooperativas promoveram suas ações nas cidades onde atuam. A apresentação foi da Analista de Promoção Social do Sescoop/MT, Bruna Azambuja, que mostrou que as artes estão disponíveis no Site Oficial do Dia C: https://diac.somoscooperativismo.coop.br/downloads .

A palestra “A Sustentabilidade, o ESG e a Cooperação”, ficou por conta de Marcus Nakagawa, que é professor, publicitário e empreendedor social brasileiro. Em 2018, lançou o livro 101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo, no qual relaciona diversas ações que podem ser tomadas em prol do movimento sustentável. Por este livro, Nakagawa ganhou o Prêmio Jabuti em 2019 na categoria "Economia Criativa".

Nakagawa disse que “a mensagem que deixo é para que as cooperativas não se esqueçam do principal propósito é de que o desenvolvimento econômica, social e ambiental, não seja só dos cooperados, das cooperativas, mas da comunidade, para que juntos possamos ir ao encontro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e da Agenda 2030, que é o nosso sonho em comum”.

Dia de Cooperar 2023 é lançando em MT

Troféu entregue às cooperativas que participaram do Dia C 2022

O Dia C 2023 tem novidades na plataforma de cadastro das ações do Dia de Cooperar para as cooperativas. O assunto foi tratado pelo Coordenador da área de Inteligência e Inovação do Sescoop, Guilherme Souza Costa. “O sistema de cadastro é totalmente novo, mais simples e mensurável. O novo sistema estará disponível na segunda quinzena de maio e as cooperativas só irão cadastrar a partir de agora, as ações já realizadas. Essas ações serão disponibilizadas em um relatório anual sobre a contribuição do cooperativismo para o ODS, que será entregue à ONU, Governos e demais parceiros”, disse Guilherme Costa.

O coordenador informou aos participantes, que na plataforma do CapacitaCoop existem cursos gratuito que podem auxiliar as cooperativas a planejarem e desenvolverem suas ações do Dia de Cooperar. Clique aqui: https://www.capacita.coop.br/

A programação também contou com dicas para que as ações do Dia de Cooperar cheguem à comunidade. A jornalista da área de comunicação e marketing do Sistema OCB/MT, Rosana Vargas, falou da importância da descrição das ações e boas fotos, para serem divulgadas através do Relatório do Dia C de Mato Grosso. “Os Relatórios, desde 2013, contam as histórias do Dia C realizadas pelas cooperativas e estão disponíveis em nosso site”, disse a jornalista.

Também foi mostrado, que existe a Hashtag (#) do Dia de Cooperar nacional é: #vemcooperar, para ser usada nas postagens nas redes sociais. “A Hashtag do Sistema OCB/MT é #sistemaocbmt, mas é necessário ‘marcar’ o Sistema OCB/MT para facilitar que os nossos seguidores tenham acesso ao perfil citado, uma vez que a tag cria um link para a página do usuário”, orientou Rosana Vargas.

O evento encerrou com a entrega dos troféus às cooperativas que participaram do Dia C 2022, onde foram beneficiadas 193 mil pessoas, com 252 projetos em 89 municípios, com uma equipe de 6.201 voluntários. Os resultados do Dia C, criaram uma grande esfera de cooperação em todo o estado de Mato Grosso.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet