NOTÍCIAS | COOPERATIVISMO
Quinta-Feira, 11 de Março de 2021, 09h:48
CoopCafé faz homenagem ao Dia das Mulheres
Presidente do I.COOP participou do evento

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

CoopCafé

A presidente da Faculdade do Cooperativismo – I.COOP, Janete Dalabarba, participou do evento

O Programa CoopCafé, produzido pelo Portal BR Cooperativo, da Cooperativa dos Profissionais de Comunicação e Marketing – Comunicoop, promoveu uma live especial em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, no dia 10 de março. Mulheres de diversos setores foram ouvidas e relataram suas ações para o fortalecimento do cooperativismo brasileiro.

A representante de Mato Grosso foi a professora e presidente da Faculdade do Cooperativismo – I.COOP, Janete Dalabarba, que falou da importância da educação no processo de desenvolvimento das cooperativas. “Quando constituímos a Faculdade do Cooperativismo dentro da Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso, pensamos no movimento educacional cooperativo ampliado. Além do Sistema OCB/MT e do Sescoop/MT, ele conta com a participação das cooperativas como mantenedoras, e com as portas abertas para a comunidade”, disse Dalabarba.

A presidente do I.COOP disse que o trabalho tem sido bem intenso, mas gratificante e muito pertinente. “Não basta criar cooperativas, temos que preparar homens e mulheres cooperativos e a instituição se propõe a fazer um trabalho a longo prazo, para promover verdadeiras transformações. As grandes instituições já têm uma cultura de investir em educação e é o que pretendemos com a Faculdade do Cooperativismo’, pontuou Janete Dabalbarba.

CoopCafé faz homenagem ao Dia das Mulheres

CoopCafé faz homenagem ao Dia das Mulheres

A entrevista foi conduzida pelo presidente da Comunicoop, Claudio Montenegro, e pelo jornalista Claudio Rangel, da Rádio PopRio. Os apresentadores perguntaram sobre a presença das mulheres no cooperativismo brasileiro e seus desafios e Janete Delabarba foi enfática ao dizer que o “cooperativismo precisa da presença das mulheres e dos jovens, para serem mais atuantes”. Ela ressaltou que existe um movimento em nível nacional, com o discurso da importância da presença das mulheres e jovens "mas, na base, o que ainda se vê são as mulheres ocupando papéis secundários, sem função de liderança e nas tomadas de decisões. Muito ainda tem que mudar e só a educação promove esse processo”.

Participaram também do Programa CoopCafé a presidente do Comitê de Gênero/RJ, Rosa dos Santos, a presidente do Sistema OCB Amapá, Maria do Nascimento, a apresentadora do Canal Questão Cooperativa, Adriana Amaral, e a planejadora financeira e consultora de cooperativas de crédito, Myrian Lund.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet