O 4º Relatório do Índice de Confiança das Cooperativas de Mato Grosso (IC.COOP/MT), produzido pelo Sistema OCB/MT – Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso, demonstra que as cooperativas mato-grossenses de todos os ramos, estão otimistas sobre o panorama econômico atual e futuro. O IC.COOP/MT de junho de 2023 teve um desempenho de 62,29%, aumento de 9,83 pontos percentuais (p.p.) em relação ao relatório de março de 2023. Abaixo de 50% indica pessimismo, ao passo que acima de 50% indica otimismo.
A pesquisa mensura a percepção das cooperativas mato-grossenses quanto à economia nacional e regional, ao ambiente de negócios que estão inseridas, permitindo gerar informações para o monitoramento da situação atual e antecipar os rumos de curto prazo do setor cooperativista no estado. O indicador auxilia nas estratégias e expectativas de eventos futuros que possam afetar ou reverter em oportunidades as cooperativas.
De forma estratificada, o índice que agrega os ramos Trabalho, Produção de Bens e Serviços (TPBS), Infraestrutura e Consumo continua sendo o mais otimista, com 61,93% de confiança, leve aumento de 0,08 p.p. As cooperativas do ramo Crédito obteve 58,10% de confiança, aumento de 5,66 p.p. no mesmo período.
De modo geral, essas movimentações estiveram atreladas às melhores perspectivas quanto à economia brasileira e mato-grossense, com aquecimento da atividade econômica, principalmente nos setores ligados à construção civil, educação e serviços, e pela expectativa de queda na taxa de juros a partir de agosto de 2023.
O ramo Agropecuário também avançou e registrou avanço de 0,97 p.p., com 53,06% de confiança, puxado pelos bons números produtivos da safra 22/23 em Mato Grosso, que será recorde para o milho e soja. Além disso, o Plano Safra divulgado em junho de 2023 trouxe valores recordes para o financiamento da atividade rural e ocasionou boas perspectivas não só para as cooperativas agro, como também para as do ramo crédito.
Por outro lado, o indicador do ramo Saúde foi o único a registrar queda nas expectativas, com o IC.COOP Saúde variando -1,86% em junho de 2023, mediante a baixa adesão de cooperados e incertezas quanto ao desempenho econômico do país e de Mato Grosso se refletirão em maior procura pelos serviços das cooperativas. Ainda assim, o IC.COOP Saúde continuou na área de otimismo, com 51,33%.
Com relação ao ramo Transporte, este é o único que está na zona de pessimismo (abaixo de 50,00% de confiança), com o IC.COOP Transporte registrando 46,43%. Apesar disso, houve uma melhora nesse indicador, uma vez que aumentou em 2,00 p.p. comparado ao relatório passado, mediante o forte aumento na demanda por fretes para escoar a maior safra de milho da história do estado de Mato Grosso.
O Sistema OCB/MT começou a divulgar, em setembro de 2022, o IC.COOP/MT, que permite gerar informações para o monitoramento da situação atual e antecipar os rumos de curto prazo do setor cooperativista filiadas ao Sistema OCB/MT. A periodicidade do índice é trimestral e a coleta das informações é realizada por meio de um questionário – dados primários – elaborado pelo Sistema OCB/MT, nas duas primeiras semanas dos meses que encerram o trimestre (março, junho, setembro, dezembro). São pesquisadas variáveis dos tipos tendência passada e tendência futura.
O acesso ao 4º Relatório do Índice de Confiança das Cooperativas de Mato Grosso (IC.COOP/MT): Clique aqui.
SISTEMA OCB/MT - A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT – é uma entidade formada por três instituições que fazem papéis distintos e ao mesmo tempo interligados, focados no suporte às cooperativas: OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso; Sescoop/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso; e o I.Coop – Faculdade.
SISTEMA OCB/MT NAS REDES:
ocbmt.coop.br
instagram.com/sistemaocbmt
facebook.com/Sistemaocbmt
linkedin.com/company/sistemaocbmt