NOTÍCIAS | PDGC
Sexta-Feira, 23 de Junho de 2023, 11h:59
Cooperativas de MT participam do Diagnóstico Assistido
Programa do PDGC vai atender 48 cooperativas este ano

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Cooperativas de MT participam do Diagnóstico Assistido

Reunião on line com representantes de 14 cooperativas

O Sistema OCB/MT, através do Sescoop/MT, realizou no dia 21/06 a segunda reunião do Diagnóstico Assistido 2023, que faz parte do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC. A reunião foi realizada com os representantes inscritos de 14 novas cooperativas de Mato Grosso, dos Ramos Crédito, Saúde, Consumo, Agro Lácteos, Agronegócio, Transporte e de Trabalho, Produção de Bens e Serviços. Neste ano, o Sescoop/MT tem a previsão de atender 48 cooperativas com o Diagnóstico Assistido.

O objetivo desse encontro foi fazer a retomada do Plano de Ação das cooperativas com as oportunidades de melhorias identificadas em 2022 e sanadas em 2023 com apoio do Sescoop/MT. A Jornada da Excelência foi realizada pelo Instrutor Rodrigo Leocadio, com apoio da Gestora do PDGC – Georgeana Caldas Siles e o Analista Jefferson Xavier, no formato on line.

O Diagnóstico Assistido contribui para que as cooperativas realizem os diagnósticos de governança e gestão de forma mais adequada e efetiva. Instrui e orienta o entendimento dos requisitos constantes dos processos gerenciais, conceitos a eles relacionados, apresenta exemplos de boas práticas e evidências relacionadas a cada um dos processos. Fomenta a estruturação de um processo participativo, com o envolvimento de diversas áreas, para o preenchimento da autoavaliação e adoção da ferramenta de gestão, e promove a compreensão da relevância do diagnóstico de governança e gestão para o desenvolvimento das cooperativas.

“A proposta é que a cooperativa possa aprimorar sua governança e gestão, gerando ainda mais resultado para o cooperado”, salientou o superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti.

“São muitos os benefícios para as cooperativas que participam do Programa do Diagnóstico assistido. Estudo de Impacto já comprovou que as cooperativas que utilizam o diagnóstico têm melhores resultados econômico-financeiros do que as cooperativas que não utilizam”, disse Georgeana Siles, Gestora PDGC em Mato Grosso.

As Cooperativas participantes da segunda reunião: Sicoob Central, Sicoob União, Federação das Unimeds, Coeduc, Coopema, Coomser, Comajul, Coopernova, Coacen, Unicotton, Cooperfibra, Cootram, Cootransverde e Coogavepe.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet