NOTÍCIAS | GOVERNANÇA E GESTÃO
Segunda-Feira, 27 de Março de 2023, 07h:58
Expectativa do Sistema OCB/MT é aumento de 40% de participação no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão
Diagnóstico assistido para as cooperativas

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Expectativa do Sistema OCB/MT é aumento de 40% de participação no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão

 

Todo ano ímpar o Sistema OCB presta reconhecimento às cooperativas que promovem excelência na gestão de seus negócios, resultando em mais competitividade ao movimento com a entrega do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. Desde 2013 as cooperativas de Mato Grosso participam do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. Nos últimos dois ciclos cinco cooperativas foram premiadas e neste ciclo a expectativa do Sistema OCB/MT, e de um aumento de 40% das cooperativas participantes.

O superintendente Sescoop/MT, Adair Mazzotti, lembra que Mato Grosso, proporcionalmente ao número de cooperativas, em ciclos anteriores já foi o estado mais eficiente em número de cooperativas premiadas. “Nós temos em Mato Grosso modelos de governança e gestão sendo desenvolvidos e avaliados por esse processo, que são parâmetros definidos pela Fundação Nacional da Qualidade, e que nos coloca também em um estado com cases de referência”, analisa Mazzotti.

O superintendente ressalta” que a continuidade desse programa em 2023 é ampliada e uma retomada do processo, que vai além das cooperativas que já participaram em anos anteriores, para poderem voltar ao processo de avaliação pelo Prêmio. Mas, independentemente da avaliação, a nossa meta hoje é atender 48 cooperativas, nas quais 12 já foram atendidas no ano passado, incluindo novas cooperativas como um instrumento de avaliação interna, que promova a identificação de eventuais deficiências na cooperativa no seu processo de governança e da gestão e implantar planos de melhoria”.

Para atingir essa meta e em atendimento ao objetivo estratégico de aprimorar a gestão, governança e desempenho das cooperativas, o Sescoop/MT, adotou a estratégia de prepará-las, ofertando um diagnóstico assistido para o prêmio, contemplando assessoria de Instrução Prática Assistida.

“O nosso objetivo é de que as nossas cooperativas adotem a cultura da excelência, tendo como resultado o reconhecimento no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. As Cooperativas estão bem engajadas e comprometidas, e isso faz total diferença. Não tem nada mais encantador do que ver o brilho das nossas Cooperativas e o quanto estamos agregando valor, com nossos produtos e serviços”, ressaltou a Analista de Monitoramento do Sescoop/MT, Georgeana Siles.

Para concorrer, as cooperativas precisam participar do AvaliaCoop Governança e Gestão, antes denominado Programa de Desenvolvimento e Gestão de Cooperativas (PDGC), que iniciou seu ciclo de avaliações em 6 de fevereiro, e as inscrições para o Prêmio, encerram no dia 05 de maio de 2023. As cooperativas que quiserem se inscrever podem procurar orientação com o setor de monitoramento do Sescoop/MT, falar com Georgena Siles ou Jefferson Xavier.

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão consagra, uma vez a cada dois anos, as cooperativas participantes do programa que se destacam por seus modelos de gestão e por suas boas práticas de governança em três faixas: ouro, prata e bronze. Cada faixa conta também com quatro níveis de maturidade: Primeiros Passos para a excelência; compromisso com a excelência; rumo à excelência e Excelência.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet