NOTÍCIAS | ELEIÇÕES
Quarta-Feira, 05 de Outubro de 2022, 11h:35
Cooperativismo mantém representatividade significativa no Congresso
MT tem representantes eleitos da Frencoop

Assessoria Sistema OCB
Brasília / DF
noticias@ocbmt.coop.br

A assertividade do Programa de Educação Política lançado pelo Sistema OCB para fomentar o voto consciente e a escolha de candidatos comprometidos com o movimento cooperativista no Congresso Nacional garantiram a manutenção da representatividade política do movimento na próxima Legislatura. O núcleo da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) manteve 80% de seus deputados e senadores. Além disso, ganhou dois reforços de peso no Senado, com a eleição de Tereza Cristina (MS) e Efraim Filho (PB). 

Além da reeleição de praticamente todos os atores-chave da diretoria, a Frencoop passa a contar também com novos representantes indicados pelos estados e que devem assumir posições estratégicas na defesa do marco regulatório das cooperativas no Congresso Nacional. Entre os novos deputados e senadores que as Casas Legislativas vão receber em janeiro do próximo ano, diversos já assinaram compromisso de atuar em prol do movimento em seus mandatos.

O cooperativismo de Mato Grosso conta com os candidatos eleitos no dia 02 de outubro de 2022 na Frencoop, com Senador Wellington Fagundes (PL-MT) e os Deputados Federais Juarez Costa (MDB-MT) e José Medeiros (PL-MT).

Os principais resultados do primeiro turno das eleições e seus reflexos para a representação do cooperativismo podem ser conferidos em detalhes no boletim especial Análise Política desenvolvido pelo Sistema OCB em conjunto com a BMJ Consultores Associados, consultoria especializada em relações governamentais.

O Programa de Educação Política para o Cooperativismo é parte do conteúdo disponível no site Cooperativismo e Eleições 2022. A iniciativa buscou dar voz a grupos de jovens, mulheres e lideranças cooperativistas para estimular e aumentar a participação na tomada de decisões estratégicas para o movimento e suas comunidades. Cartilhas, cursos à distância de capacitação e vídeos foram construídos para permitir a reflexão sobre a necessidade de uma maior representatividade do modelo cooperativista, em especial, nos poderes legislativos federal e estaduais.

Dividido em cinco diferentes eixos, o site disponibiliza a publicação Propostas para um Brasil mais Cooperativo, com dados sobre como o cooperativismo pode ser um vetor de desenvolvimento para o país e propostas de políticas públicas para nortear plataformas de governo; oferece informações sobre boas práticas para atuar no processo eleitoral de forma responsiva; apresenta um plano de comunicação e mobilização digital para valorizar e compartilhar as ações reais dos parlamentares em defesa do modelo de negócios cooperativista; faz a prestação de contas da atuação dos parlamentares; e detalha o processo de engajamento, participação e representação cooperativista.

Frencoop

Confira quem são os parlamentares membros da Frente Parlamentar do Cooperativismo reeleitos para a 57ª Legislatura e os novos eleitos que já se comprometeram com o movimento:

Deputados Federais:

Alagoas: Marx Beltrão e Isnaldo Bulhões.
Amazonas: Capitão Alberto Neto, Sidney Leite e Zé Ricardo.
Bahia: Afonso Florence, Alex Santana, Alice Portugal, Arthur Maia, Bacelar, Daniel Almeida, Elmar Nascimento, Felix Mendonça Júnior, Jorge Solla, Leur Lomanto Jr, Mário Negromonte Jr, Otto Alencar Filho, Pastor Sargento Isidório, Raimundo Costa e Valmir Assunção.
Ceará: André Figueiredo, Célio Studart e Domingos Neto.
Distrito Federal: Bia Kicis e Erika Kokay.
Espírito Santo: Evair Vieira de Melo (presidente da Frencoop), Amaro Neto, Da Vitória e Helder Salomão.
Goiás: Célio Silveira.
Maranhão: Cléber Verde, Marreca Filho e Rubens Júnior.
Minas Gerais: André Janones, Diego Andrade, Domingos Sávio, Dr. Frederico, Emidinho Madeira, Fred Costa, Gilberto Abramo, Igor Timo, Lafayette Adrada, Leonardo Monteiro, Lincoln Portela, Newton Cardoso Jr, Odair Cunha, Padre João, Reginaldo Lopes, Rodrigo de Castro, Rogério Correia, Stefano Aguiar, Weliton Prado, Zé Silva e Zé Vitor.
Mato Grosso: José Medeiros e Juarez Costa.
Mato Grosso do Sul: Dagoberto, Dr. Luiz Ovando e Vander Loubet.
Pará: Airton Faleiro, Delegado Eder Mauro, Joaquim Passarinho, Olival Marques.
Paraíba: Hugo Motta, Ruy Carneiro e Wellington Roberto.
Paraná: Aliel Machado, Diego Garcia, Enio Verri, Gleisi, Leandre, Luciano Ducci, Luísa Canziani, Luiz Nishimori, Pedro Lupion, Ricardo Barros, Sérgio Souza, Toninho Wandscheer, Vermelho e Zeca Dirceu.
Pernambuco: André Ferreira, Carlos Veras, Fernando Coelho Filho e Silvio Costa Filho.
Piauí: Atila Lira e Júlio César
Rio de Janeiro: Aureo Ribeiro, Benedita Da Silva, Chiquinho Brazão, Chris Tonietto, Daniela do Waguinho, Dr Luiz Antônio Teixeira Jr, Hugo Leal, Otoni De Paula, Pedro Paulo e Sóstenes Cavalcante.
Rio Grande do Norte: Natália Bonavides.
Rio Grande do Sul: Afonso Hamm, Alceu Moreira, Bohn Gass, Giovani Cherini, Heitor Schuch, Lucas Redecker, Marcel Van Hattem, Marcio Biolchi, Pedro Westphalen e Sanderson.
Rondônia: Lucio Mosquini e Silvia Cristina.
Roraima: Zé Haroldo Cathedral
Santa Catarina: Carlos Chiodini, Carol de Toni, Fábio Schiochet, Professor Pedro Uczai e Ricardo Guidi.
São Paulo: Alex Manente, Alexandre Leite, Alexandre Padilha, Arnaldo Jardim, Baleia Rossi, Capitão Augusto, Eduardo Bolsonaro, Gilberto Nascimento, Jefferson Campos, Miguel Lombardi, Milton Vieira, Nilto Tatto, Paulo Freire da Costa, Paulo Teixeira, Rui Falcão, Vinicius Carvalho e Vitor Lippi.
Sergipe: Fabio Reis.
Tocantins: Carlos Gaguim e Vicentinho Junior.

Novos deputados:

Espírito Santo: Paulo Foletto
Goiás: Marussa Boldrin
Mato Grosso do Sul: Beto Pereira e Geraldo Resende
Paraná: Beto Preto, Beto Richa, Deltan Dallagnol, Dilceu Sperafico, Filipe Barros, Sandro Alex, Sergio Moro e Tião Medeiros,
Rio de Janeiro: Chico Alencar e Laura Carneiro
Santa Catarina: Daniela Reinehr e Valdir Cobalchini

Senadores eleitos ou reeleitos:

Acre: Alan Rick (é deputado na Legislatura atual)
Goiás: Wilder Morais (eleito)
Mato Grosso: Wellington Fagundes (PL-MT) 
Mato Grosso do Sul: Tereza Cristina (é deputada na Legislatura Atual).
Paraíba: Efraim Filho (é deputado na Legislatura atual).

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet