NOTÍCIAS | DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO
Segunda-Feira, 26 de Junho de 2023, 09h:32
O cooperativismo impacta diretamente na vida de 27% da população de MT
Dia Internacional do Cooperativismo

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

 

O cooperativismo impacta diretamente na vida de 27% da população de MT

São 940.273 mil cooperados em Mato Grosso

O mundo inteiro no primeiro sábado de julho comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. A data completa este ano 101 anos e foi criada pelo Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), com o objetivo de destacar o movimento que promove, com princípios e valores, a eficiência econômica, a solidariedade, a igualdade e a paz mundial.

“Este modelo econômico, que existe há 179 anos, tem muita para ser comemorado e o estado de Mato Grosso de reconhecer a sua participação no seu desenvolvimento econômico e social”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.

O impacto do cooperativismo é demostrado por números. Dados do Sistema OCB/MT de 2021, mostram que 27% da população é associada a uma cooperativa, segundo a estimativa de população de Mato Grosso feita em 2021 pelo IBGE, de 3.567.234 pessoas. São 940.273 mil cooperados, nas 168 cooperativas registradas na OCB/MT, presentes com sede ou filiais em 126, dos 141 municípios mato-grossenses, e empregam 12.006 pessoas.

“A tendência em Mato Grosso é de crescimento do cooperativismo. As cooperativas são grandes produtoras de alimento, ainda pouco industrializado. Assim, entendo que a industrialização vai passar pelo cooperativismo e todos os ramos crescerão juntos com o agronegócio. Um crescimento que acontece com a preocupação genuína de produzir de forma sustentável”, ressalta Onofre Cezário.

O vice-presidente do Sistema OCB/MT, João Spenthof, também ressalta o compromisso do cooperativismo com a sustentabilidade, principalmente este ano, onde a ACI definiu como tema para comemorar a data “Cooperativas pelo Desenvolvimento Sustentável”.

“O desenvolvimento sustentável é intrínseco ao cooperativismo. Desde a sua criação, as cooperativas trabalham para o bem-estar e crescimento das pessoas e das comunidades onde estão presentes. Têm capacidade de promover transformações, com reflexos nas áreas econômica e social, com toda atenção à questão ambiental”, disse o vice-presidente.

Spenthof, que também é presidente da Central Sicredi Centro Norte, pondera que “esse modelo gera impacto positivo e tem conquistado cada vez mais adeptos. Pessoas que se identificam com o propósito das cooperativas, de crescimento mútuo e de promover o desenvolvimento local”.

Coop no mundo
O cooperativismo no mundo, também tem um grande impacto. Segundo dados da ACI, em 2019, eram 3 milhões de cooperativas no mundo, 1 bilhão de cooperados, o que representa 12% da humanidade e se todas as cooperativas fossem um país, elas seriam a 8ª maior economia do mundo.

Coop no Brasil
No Brasil, o movimento cooperativista, segundo dados do Sistema OCB, em 2021, reuniu 4.880 cooperativas abrange mais de 18 milhões de cooperados, o que representa 8% da população brasileira, gerando 493.277 empregos diretos.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet