* Artigo: Marcelo Angst
Mais de mil motoristas profissionais são cooperados em uma das 27 cooperativas do Ramo Transporte em Mato Grosso e geram 69 empregos diretos, de acordo com os dados do Sistema OCB/MT. Com mais de 20 anos de existência, o ramo reúne cooperativas destinadas a organizar a prestação de serviços de transporte de cargas ou passageiros, cujos cooperados são donos ou têm permissão para uso do veículo.
A maioria dessas cooperativas se dedica ao transporte de cargas, operando em diferentes especialidades como transporte de grãos, insumos agrícolas, materiais de construção, transporte de passageiros e cargas líquidas. O crescimento do Ramo Transporte em Mato Grosso, especialmente no transporte de cargas, está ligado ao aumento da produção agropecuária no estado, principalmente de soja, milho, farelos e insumos agrícolas.
Este cenário mostra que o cooperativismo é um modelo de negócio que impacta positivamente no crescimento sustentável do setor, que nasceu como um caminho para a organização, substituição da intermediação, profissionalização e liberdade dos pequenos e médios transportadores. Os benefícios gerados pelas cooperativas aos seus cooperados são inúmeros.
As cooperativas, são formadas por uma junção de trabalhadores que buscam pelo mesmo objetivo, de forma voluntária em torno de uma organização, em que todos são donos, para suprir suas necessidades. Sem fins econômicos, as cooperativas fazem a gestão do negócio junto ao mercado, promovem os contratos, buscando uma cadência constante de carregamento, para que o cooperado não fique à mercê do mercado.
A constituição de cooperativas gera ainda ganho de escala considerável na hora da compra de insumos e contratos de serviços. Para reforçar ainda mais esse ganho, foi constituída a Federação das Cooperativas de Transportadores do Estado do Mato Grosso - Fetranscoop-MT, em 2017, que veio com o objetivo de operar em maior escala, reduzir custos e conquistar novos mercados. Os cooperados podem adquirir os principais insumos direto das fábricas, como pneus e até veículos, contam com oficinas, base para abastecimento de combustíveis, plano de saúde, seguro dos veículos e de vida.
A organização do Ramo Transporte no Brasil e em especial Mato Grosso, está cada dia maior. Muitos avanços ocorreram nos últimos tempos, promovidos pelo Sistema OCB nacional e de Mato Grosso. Entre eles, destaco a padronização contábil, que era um dos grandes gargalos, trazendo maior segurança jurídica e contábil. Temos ainda a criação de um sistema de Software, voltado especialmente para as cooperativas de transporte, que integra o gerenciamento contábil e fiscal, gerando ainda mais segurança.
O nível de busca por melhorias para os cooperados levou à constituição de uma cooperativa de Crédito, do Sistema Cresol, para atender as demandas do setor, como financiamento na compra de veículos e seguros. Hoje a cooperativa de crédito é uma realidade no estado e de livre admissão atendendo todos os setores econômicos.
Em 2019, foi criada a Confederação Nacional das Cooperativas de Transporte – CNTCOOP, que é a união de forças de dezenas de cooperativas e das Federações Estaduais, que nasceu com o objetivo de fortalecer as cooperativas de transporte no Brasil, criando parcerias e oportunidades que gerem benefícios para nossos cooperados.
Todo esse cenário mostra o impacto de uma cooperativa na vida dos profissionais que acreditaram nesse modelo de negócio. Quem está sozinho no mercado, está sujeito às intempéries do setor. As cooperativas geram muitas oportunidades e segurança, deixando para os motoristas profissionais a importante tarefa de transportar nossas riquezas do campo, nossos produtos e principalmente as pessoas. Nós já somos 1.170 cooperados, vem ser coop você também.
* Artigo Marcelo Angst – Representante das Cooperativas do Ramo Transporte e presidente da Fetranscoop-MT