NOTÍCIAS | COOPs DAY
Sexta-Feira, 30 de Junho de 2023, 16h:30
O que comemorar no Dia Internacional do Cooperativismo
Artigo – Presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

O que comemorar no Dia Internacional do Cooperativismo

O cooperativismo é um modelo de negócio idealizado há 179 no interior da Inglaterra, que hoje impacta 12% da humanidade

Todo primeiro sábado de julho o mundo inteiro comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. Uma data criada em 1923, pelo Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), com o objetivo de destacar o movimento que promove, com princípios e valores, a eficiência econômica, a solidariedade, a igualdade e a paz mundial.

O cooperativismo é um modelo de negócio idealizado há 179 no interior da Inglaterra, que hoje impacta 12% da humanidade, que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. O cooperativismo mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo.

Quando falamos do cooperativismo em Mato Grosso, os impactos desse modelo de negócio são inquestionáveis e estão em crescimento constante. No ano 2000, para se ter uma ideia, eram 31.196 mil cooperados, e em 2021, esse número foi para 940.273, um crescimento de 3.014%. Isso demonstra que 27% da população mato-grossense é associada a uma das 168 cooperativa registradas no Sistema OCB/MT.

A evolução do cooperativismo em Mato Grosso veio com o conhecimento, que gera negócio e sustentabilidade. O conhecimento, que sempre precisa se renovar para acompanhar a evolução natural das pessoas, do mundo; os negócios, que serão fortalecidos com o conhecimento; e a sustentabilidade que tem o suporte com os resultados dos negócios.

É baseado nesses três pilares, que o cooperativismo vem contribuindo para transformação de realidades individuais e coletivas. A soma de todas essas forças tem um importante objetivo comum: potencializar a presença do setor na economia e na sociedade mato-grossense. Pela presença crescente do cooperativismo em Mato Grosso, temos muito o que comemorar neste Dia Internacional do Cooperativismo. SomosCoop!

Artigo – Presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho

 
 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet