NOTÍCIAS | 1 MILHÃO DE PESSOAS JÁ FORAM BENEFICIADAS EM MT
Terça-Feira, 13 de Abril de 2021, 08h:31
Dia de Cooperar em MT foi lançado oficialmente
1 milhão de pessoas já foram beneficiadas em MT

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Dia de Cooperar em MT foi lançado oficialmente

O evento foi virtual devia a pandemia do COVID-19

O Programa Nacional de voluntariado das cooperativas brasileiras Dia de Cooperar começou em 2009 em Minas Gerais e se estendeu para o Brasil em 2013 em um projeto piloto com a participação de 8 estados, sendo um deles Mato Grosso. Ao longo destes 9 anos do Dia C no estado, as cooperativas mato-grossenses beneficiaram mais de um milhão de pessoas, com mais de 900 iniciativas junto às comunidades onde elas estão presentes, envolvendo quase 50 mil voluntários.

E foi com esse histórico que a Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso, através do Sescoop/MT, realizou no dia 12 de abril, na modalidade online via Google Meet, o lançamento oficial do Dia de Cooperar 2021.

“As cooperativas já têm maturidade para entenderem os propósitos do Dia de Cooperar e os números mostram que Mato Grosso vem cumprindo com maestria o sétimo princípio do cooperativismo que é o ‘interesse pela comunidade onde estão inseridas’”, ressaltou o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho na abertura do evento. Acrescentou que “Mato Grosso é um exemplo vivo de que nossos corações vêm antes dos resultados, onde o ser vem antes do ter. Estamos em um processo de evolução, dificuldades virão, mas não podemos desanimar, nem deixar de acreditar que cada um pode fazer individualmente e juntar no coletivo. O cooperativismo é o individual dentro do coletivo”.

O superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti, disse que “as transformações, as ações devem começar dentro de nossas casas, para construirmos um mundo melhor. Existem formas simples de transformar nosso entorno, não precisamos participar de grandes grupos, mas cada um fazer o seu papel, inclusive dentro da família. Existem instituições que cuidam de pessoas, que precisam de alimentos, de atenção, dependem de doações. O importante é estarmos dispostos a promover a multiplicação de ações em prol da comunidade onde atuamos”.

A Gerente de Desenvolvimento Humano das Cooperativas da Unidade Nacional, Geâne Ferreira, pediu durante o evento, para que as cooperativas “continuem fazendo a diferença na sociedade e comunidade onde estão inseridas, contribuindo para mitigar os efeitos da pandemia. A situação brasileira é grave, onde o índice de índice de fone e vulnerabilidade social aumentaram demais, e nós temos potencial para contribuir para amenizar essa realidade. Só em 2020 atendemos mais de sete milhões de pessoas no Brasil. Esperamos que este ano o trabalho continue neste sentido e o Dia C é uma grande ferramenta para isso. Nossa articulação será para trabalhar a ODS da erradicação da pobreza e da fome”.

Exemplo de Projeto Social – Com a presença do Presidente da Sicredi Grande Rios MT/PA, Paulo Roberto Schmidt, e do Diretor Executivo, Sidnei Breem, foram apresentadas as ações realizadas pela cooperativa no Dia C do ano passado. O Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo, Valter Antônio de Souza, apresentou algumas das 50 ações realizadas, em 15 municípios que atuam, que envolveram 3 mil voluntários e beneficiaram mais de 170 mil pessoas.

“Provemos ações simples, mas que impactaram a vida de muitas pessoas durante a pandemia. Escrevemos cartas para agentes de saúde agradecendo pelo trabalho, posts de agradecimentos nas redes sociais, doamos equipamentos hospitalares, arrecadamos alimentos para o Hospital do Câncer, distribuímos álcool, máscaras feitas por costureiras voluntárias, fizemos campanhas de doação de sangue, e demos apoio a entidades protetoras de animais, muitos abandonados durante a pandemia. Enfim, nosso lema foi cuidar um do outro, cuidar das pessoas. Esta foi nossa melhor ação”, relatou Valter de Souza.

Dia de Cooperar em MT foi lançado oficialmente

Palestra ‘Cooperando para um mundo Sustentável’

O Dia C e as ODS - Todas as ações sociais desenvolvidas pelas cooperativas trabalham de maneira harmônica com as ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nada é realizado por acaso. O assunto foi tratado na palestra ‘Cooperando para um mundo Sustentável’, com a especialista no assunto Julia Caon.

“O conceito de um mundo sustentável passa por um tripé, que convergem entre si. O planeta, onde temos de cuidar muito bem, pois só temos um; as pessoas, que nesse movimento não podemos deixar ninguém para trás; e a prosperidade, que é o que torna a vida mais feliz, em harmonia e positiva”, salientou Júlia Caon. Ela complementou dizendo que para que tenhamos um mundo mais sustentável “é necessário investir e priorizar as boas práticas com investimento em Infraestrutura, inovação industrial e agricultura sustentável”.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet