NOTÍCIAS | FOCO EM COOPERATIVAS DO AGRO E DE CRÉDITO
Segunda-Feira, 10 de Outubro de 2022, 08h:27
Sistema OCB/MT promove análise de perspectivas, oportunidades e desafios para a Safra 22/23
Foco em cooperativas do agro e de crédito

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Sistema OCB/MT promove análise de perspectivas, oportunidades e desafios para a Safra 22/23

Cleiton Gauer, superintendente do Imea e Tainá Heinzmann, coordenadora técnica da OCB/MT

O Sistema OCB/MT deu início a um novo projeto de prestação de serviços às cooperativas de todos os segmentos em Mato Grosso visando auxiliar estrategicamente nas tomadas de decisões e planejamento na gestão do negócio. As análises de perspectivas, oportunidades e desafios, serão disponibilizadas através de lives, pelo canal do YouTube do Sistema OCB/MT, baseadas em pesquisas.

O projeto é uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso - Sescoop/MT, com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária – Imea, onde serão realizadas apresentações executivas para os dirigentes, gerentes e colaboradores das cooperativas.

A primeira live foi realizada no dia 06/10, para um público de mais de 60 pessoas, através do canal do YouTube do Sistema OCB/MT, onde foi discutida a atual conjuntura e perspectivas de produção e crédito para a safra 2022/23 em Mato Grosso. “Esse é mais um serviço que o Sistema OCB/MT oferece para as cooperativas, voltado para inteligência de mercado, para que os gestores possam se preparar para a próxima safra”, disse Tainá Heinzmann, coordenadora técnica da OCB/MT.

Durante duas horas, Cleiton Gauer, superintendente do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária – Imea, falou do cenário econômico que impacta no campo, a interferência climática nos resultados na produção dos Estados Unidos, Europa e Brasil, dos recursos do plano safra 22/23, a oferta e preços dos fertilizantes, dos desafios para as cooperativas de crédito e das perspectivas para os dois segmentos do cooperativismo, que são as cooperativas agropecuárias e de crédito.

A expectativa de safra 22/23 no Brasil, segundo dados apresentados pelo superintendente do Imea, é de 150,36 milhões de toneladas de soja; 125,50 milhões de toneladas de milho; 2,92 milhões de toneladas de pluma de algodão; e nesse cenário entra a incerteza em relação ao clima, principalmente na região Sul do país.

Para Mato Grosso a expectativa, segundo informações do Imea, para safra 22/23 será de 41,51 milhões de toneladas de soja; 45,54 milhões de toneladas de milho; 5,42 milhões de toneladas de algodão em caroço.

“O próximo ano ainda será desafiador para os setores produtivos, ainda mais para o agronegócio que vem enfrentando o alto custo de produção ao longo do ano. Somado a isso, o setor ainda enfrenta juros altos para a tomada de crédito para financiamento do custeio e de investimentos, além da dificuldade na retomada mais forte do crescimento econômico, o que pode impactar no consumo interno”, analisou Cleiton Gauer.

“Essa primeira apresentação de análise de perspectivas da próxima safra mostrou que o agricultor terá que se planejar muito bem pois os desafios de custos e incertezas de preço continua, principalmente porque não sabemos do tamanho da produção norte-americana que pode impactar os preços dos grãos Internacionais. Para o agricultor cooperado o desafio é ainda maior pois comprar no momento certo, e com ganhos de escala pode ter um peso maior na rentabilidade da próxima safra.”, avaliou Tainá Heinzmann.

Ela também disse, que “o projeto do Sistema OCB/MT é que no ano que vem outras análises de perspectivas, oportunidades e desafios, através das lives, sejam voltadas para cooperativas dos segmentos mineral e transporte, onde o Imea tem know how para nos auxiliares. Dentro do nosso planejamento, a próxima live ainda será voltada para a agricultura, pecuária e crédito, a ser realizada em fevereiro de 2023”.

A live perspectivas, oportunidades e desafios para a Safra 22/23 está disponível no canal do YouTube do Sistema OCB/MT e pode ser acessa através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=R7rIvuSH7qM

Assista aqui:

SISTEMA OCB/MT - A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT – é uma entidade formada por três instituições que fazem papéis distintos e ao mesmo tempo interligados, focados no suporte às cooperativas: OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso; Sescoop/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso; e o I.Coop – Faculdade.

SISTEMA OCB/MT NAS REDES:
ocbmt.coop.br 
instagram.com/sistemaocbmt
facebook.com/Sistemaocbmt
linkedin.com/company/sistemaocbmt

 

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet