NOTÍCIAS | COOP ATENTO E BUSCANDO ALTERNATIVAS
Sexta-Feira, 11 de Março de 2022, 11h:15
MT participa de reunião sobre o mercado nacional de fertilizantes
O cooperativismo está atento e buscando alternativas

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

 MT participam de reunião sobre o mercado nacional de fertilizantesv

O cooperativismo está atento e buscando alternativas

Fertilizantes é uma das principais pautas do momento e a OCB.MT participa das discussões sobre o mercado de fertilizantes com cooperativas nacionais. No dia 10/03 o Sistema OCB reuniu, lideranças de cooperativas agropecuárias, federações e Unidades Estaduais, para discutir possíveis dificuldades em relação ao mercado de fertilizantes diante do atual cenário geopolítico internacional, com o intuito de subsidiar as ações de representação do Sistema junto ao Governo Federal em relação ao tema.

Participaram da reunião no formato virtual, o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, o representante das cooperativas Agro de Mato Grosso, Nelson Piccoli, o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo, e lideranças das cooperativas agro: CAAP, Cooperfibra e COACEN.

Durante a reunião, o setor cooperativista brasileiro avaliou os impactos dos custos dos fertilizantes. “A visão do setor mato-grossense é que o tema é preocupante e que a principal avaliação é que seja aumentado o número de players no mercado de fertilizantes e a nacionalização da produção de fertilizantes”, pontuou o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo.

O debate trouxe à tona os gargalos enfrentados pelas cooperativas na aquisição e comercialização de insumos para adubação, bem como no estoque para os próximos meses. Foram discutidas possíveis suspensões em negociações, dificuldades logísticas e oscilações bruscas de preços dos produtos agropecuários. Também foram analisadas as possibilidades para a resolução e mitigação de tais entraves, como a necessidade de aproximação das indústrias e fornecedores de fertilizantes, visando não somente a relação internacional, mas também as conexões entre as cooperativas e as empresas fornecedoras desses produtos no Brasil.

Foram ainda indicadas possibilidades para minimização do problema no médio e longo prazo, com destaque para a apresentação do Plano Nacional de Fertilizantes pelo Governo Federal.

Na ocasião, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ressaltou o trabalho institucional que vem sendo realizado pela entidade junto às entidades governamentais e tomadores de decisão. O presidente fez ainda um chamamento às cooperativas para participarem e atuarem junto do Sistema OCB em seus contextos regionais, visando aumentar a difusão e a capilaridade do tema.

Fonte: Com informações do Sistema OCB Nacional

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet