NOTÍCIAS | QUATRO COOPERATIVAS JÁ ESTÃO CADASTRADAS
Sábado, 04 de Março de 2023, 09h:36
MT inicia com o Programa de Compliance do Cooperativismo
Quatro cooperativas já estão cadastradas

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

MT inicia com o Programa de Compliance do Cooperativismo

Primeira reunião de alinhamento, dando início ao Programa de Compliance com a Unimed Rondonópolis

Compliance tem a origem no verbo inglês “to comply”, que quer dizer cumprir, obedecer, estar de acordo. Esse termo vem ganhando cada dia mais espaço quando o assunto é gestão e o Sistema OCB Nacional acaba de disponibilizar o Programa de Compliance do Cooperativismo, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do cooperativismo.

O Sistema OCB/MT, através do Sescoop/MT, é um dos primeiros estados a adotar o programa e no dia 21 de março, foi realizada a primeira reunião de alinhamento, dando início ao Programa de Compliance com a Unimed Rondonópolis. Já estão inscritas para participar do Programa, a Unimed Cuiabá e outras duas do ramo agro e de saúde. Inicialmente o Programa está restrito a esses dois ramos, já que as cooperativas de crédito, por exemplo, já são contempladas pela sua estrutura de regulamentação do Banco Central.

“A importância desse Programa é de que ele já está vindo pronto. Nós não vamos precisar desenvolver, construir um programa de política interna. O Sescoop paranaense faz isso desde 2018 em parceria com a PUC do Paraná. O Sescoop Nacional entendeu que esse era um programa já estruturado e que poderia ser ampliado para os demais estados e Mato Grosso começou no dia 21 de março, com a previsão de quatro cooperativas”, salientou o superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti.

Ele disse que o processo de implementação “foi iniciado com a Unimed Rondonópolis, que atendeu os pré-requisitos do Sescoop Nacional. A cooperativa apresentou seus dados, tendo um crescimento expressivo nos últimos anos, e vem se destacando como uma cooperativa que está se modernizando e agregando valor nas operações de seus associados. É oportuno essa adesão porque juntou uma necessidade com a oferta de uma solução pelo Sescoop/MT com apoio da Unidade Nacional. Um casamento perfeito”.

A implantação de Programa de Compliance e Integridade nas cooperativas vai contar com acompanhamento do Sescoop Nacional, Sescoop/MT e execução da PUC/PR. Ele inclui diagnóstico de maturidade, formação dos dirigentes, capacitação e mentoria da equipe técnica, e produção de Manual de Compliance e Integridade. O processo prevê a capacitação dos membros dos conselhos, alta direção e colaboradores da Cooperativa, sobretudo os que participarão do Programa, nos temas Governança e Compliance.

O Programa é composto por nove módulos, sendo que o Sescoop Nacional e o Sescoop Estadual assumem cerca de 80% dos custos e a cooperativa com o restante.

Segundo a responsável pelo Programa em Mato Grosso, a Analista de Monitoramento do Sescoop/MT, Georgeana Siles, “o processo de construção do Programa nas cooperativas assistidas será por módulos, e as cooperativa não só vão receber as informações teóricas, como elas irão praticar o conhecimento. Esse Programa prepara a cooperativa para que ela mesma elabore o seu Código de Conduta, e o seu Mapa de Risco, e não vai necessitar de um terceiro, já que vão adquirir o conhecimento e vão praticar”.

Georgeana avisa ainda, que “a cooperativa que quiser participar do Programa pode se manifestar, pois o programa será estendido, a princípio para as cooperativas dos ramos saúde e agropecuário”.

O superintendente Adair Mazzotti ressalta que “é importante que as cooperativas participem, para que possa consolidar o modelo de gestão das cooperativas, ainda mais comprometidas com a transparência, os valores cooperativistas, o desenvolvimento social e econômico dos Estados o0nde estão inseridas e com a agregação de valor para os cooperados”.

Participaram da primeira reunião da Unimed Rondonópolis: Simone Direito (Coordenadora de Governança e Gestão do Sescoop Nacional), Evandro Brito (Analista de Desenvolvimento de Cooperativas Sescoop/Nacional), Adair Mazzotti (Superintedete do Sescoop/MT), Georgeana Siles (Analista de Monitoramento Sescoop/MT), e da Unimed Rondonópolis, Carlos Alberto (Diretor Executivo), Silvério (Gerente de TI), Mirela (Gerente de Operações), Helton (Gerente de Controladoria), Sabrina (Coordenadora de Atendimento), Cristiane (Coordenadora de Contas Médicas), Clézio (Coordenador de Processos), Roslaine (Coordenadora de Vendas), Ellen (Coordenadora de Farmácia), Juliana (Coordenadora de Gestão de Pessoas), Érico (Supervisor de Cadastro), Márcio (Supervisor de Departamento Pessoas), Renata (Supervisora de Célula de Entrada), Karla (Supervisora Contábil), Jeferson (Líder de Projetos TI), Leticia Dias (Encarregada de Proteção de Dados), e Leticia Moura (Ouvidora (Dep. de Ouvidoria).

SISTEMA OCB/MT - A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT – é uma entidade formada por três instituições que fazem papéis distintos e ao mesmo tempo interligados, focados no suporte às cooperativas: OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso; Sescoop/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso; e o I.Coop – Faculdade.

REDES SOCIAIS DO SISTEMA OCB/MT
ocbmt.coop.br
instagram.com/sistemaocbmt
facebook.com/Sistemaocbmt
linkedin.com/company/sistemaocbmt
https://www.youtube.com/c/ocbmt/featured

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet