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Quinta-Feira, 20 de Outubro de 2022, 10h:30
Cooperativas educacionais e a educação 4.0
Fomento, gargalos e oportunidades foram discutidos no Fórum das Cooperativas do Segmento Educacional

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá/MT
noticias@ocbmt.coop.br

 

Cooperativas educacionais e a educação 4.0

Lideranças e gestores participaram do Fórum

Lideranças e gestores das 13 cooperativas do segmento educacional, que representam 2.811 cooperados e geram 238 empregos, participaram do Fórum das Cooperativas do Segmento Educacional, no dia 10 de outubro, organizado pelo Sistema OCB/MT. Na pauta as transformações ocasionadas pela educação 4.0, o ensino híbrido no pós-pandemia nas Cooperativas de Ensino e o Plano de Ação para as Cooperativas do segmento Educacional, que fazem parte do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços. 

Para o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, “a Educação 4.0 não significa apenas oferecer computadores e equipamentos tecnológicos de última geração, acredito que necessita de uma mudança maior, na estrutura de ensino. Mas, as cooperativas precisam preservar nessa transformação digital, os valores e princípios do cooperativismo, que são os nossos diferenciais”.

O professor e coordenador do I.COOP, Elton Castro, falou sobre ‘As Transformações Ocasionadas pela educação 4.0’ e fez algumas reflexões indagando aos presentes em “como as novas tecnologias estão sendo inseridas na educação? A forma de ensinar e aprender realmente está se transformando? Aquele velho modelo em que o professor passa a matéria e o aluno absorve o conteúdo sem participação ativa na aula, já não é mais o ideal”.

Ensino Híbrido no Pós-Pandemia nas Cooperativas de Ensino, foi o tema da palestra da professora Katia Morosov, onde ressaltou que “a educação híbrida, não seria um método, por não ter processos específicos que a definam como tal. É preciso transcender essa simplificação sobre hibridização, mas não anulando arbitrariamente os conceitos de presencialidade e não presencialidade, mas entendendo-os profundamente dentro de um processo de ensino-aprendizagem vinculado às demandas contemporâneas, frente ao potencial das transformações digitais na educação”.

Morosov considerou que “precisamos (Re)pensar os processos formativos diante das transformações culturais, sobretudo sob o viés da Cultura Digital, implicando reflexões sobre as políticas públicas, o financiamento educacional e o suporte para a viabilização de infraestrutura. Precisamos ter um olhar diferenciado para a composição dos currículos escolares, levando em conta uma sociedade cada vez mais conectada; e ainda pensar a Educação Híbrida em face do potencial para o processo de ensino-aprendizagem, considerando novos fazeres pedagógicos”.

A Diretora Geral do ICOOP, Tatiane Perondi, falou sobre 'Um novo olhar para Educação Cooperativa' e ponderou que “na transformação social a cooperativa tem que pensar no macro, onde incluiu o cooperado, o colaborador, a responsabilidade social, trabalhar o ESG - Meio ambiente, Social e Governança e pensar na competividade do mercado”.

Perondi também anunciou a constituição do Comitê de Educação e Formação, “que será um órgão auxiliar da Diretoria e do Consad da OCB/MT, com finalidade de apoiar o Sescoop/MT e ICOOP na elaboração de Políticas e Estratégias de Formação”. O representante eleito durante o Fórum foi Paulo Angelin, da Cooperativa de Trabalho dos Professores e Profissionais da Educação de Lucas do Rio Verde – Eduluc, Paulo Angelin.

A diretora do I.COOP falou sobre a realização do Workshop Educacional, que será realizado no dia 10 de novembro, das 08:30h às 18h, em formato híbrido, com a palestra Márcio Fernandes, que vai falar sobre ‘Filosofia de gestão – Cultura e estratégia’.

Para o representante das cooperativas de segmento educacional de Mato Grosso, José Arnaldo dos Santos, “o Fórum foi bastante produtivo, onde discutir aspectos a transformação digital das nossas escolas, o processo de educação 4.0, como nossas cooperativas estão se comportando neste momento de expansão e as nossas realidades, angústias e visão de futuro para o segmento educacional”, disse.

Arnaldo Santos também pontuou gargalos e oportunidades para as cooperativas do segmento educacional têm pela frente. Ele ressaltou que “uma das nossas dificuldades é o autofinanciamento em virtude do desgaste financeiro que as cooperativas tiveram pela pandemia, a limitação na contratação de pessoal, manutenção de seus prédios e a própria prospecção dos serviços oferecidos. Mas, acreditamos que estamos trilhando um bom no caminho e certos de que 2023 será melhor, porque ofertamos um produto de qualidade, temos comprometimento com a responsabilidade social e ofertamos aos nossos alunos o que tem de melhor e mais moderno em educação”.

O superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti, pontuou algumas ações previstas para atender as cooperativas do segmento educacional, onde ressaltou que “a proposta é atender mais cooperativas, ampliando os diagnósticos, e já começando a discutir com elas o perfil de governança, de gestão, a segurança jurídica dos seus atos constitutivos e da relação com os associados, para caracterizar, com precisão, o ato cooperativo”.

Mazzotti também disse que no planejamento para as cooperativas do segmento educacional também consta a realização de uma avaliação do desempenho econômico e financeiro visando pensar estrategicamente no desenvolvimento das cooperativas. “Existe um possível processo de integração visando reduzir custos, buscando economia de escala, ocupando espaços no mercado, já que se observa muitos nichos vazios que elas podem ocupar com educação de qualidade, além de promover uma intercooperação mais robusta. Enfim, tem uma gama grande de oportunidade para as cooperativas do segmento educacional”.

SISTEMA OCB/MT - A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT – é uma entidade formada por três instituições que fazem papéis distintos e ao mesmo tempo interligados, focados no suporte às cooperativas: OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso; Sescoop/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso; e o I.Coop – Faculdade.

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