NOTÍCIAS | LEITE
Quinta-Feira, 02 de Junho de 2022, 09h:21
Momento de reflexão no Dia Mundial do Leite
A atividade passa por momento difícil em todo país

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

UFJF

Momento de reflexão no Dia Mundial do Leite

O Dia Mundial do Leite foi criado em 2001, pela FAO/ONU

 

No dia 1° de junho é comemorado o Dia Mundial do Leite. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, o Brasil é o 3º maior produtor mundial de leite, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Mato Grosso, apesar de ser o maior produtor de gado do país, ocupa o 11ª no ranking nacional da produção de leite, segundo dados do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Mato Grosso (Sindilat).

As cooperativas do setor lácteo registradas no Sistema OCB/MT, são responsáveis por mais de 30% da produção. Dados de 2021 da Organização das Cooperativas de Mato Grosso (OCB/MT), estão em atividade 9 Cooperativas de leite, com 6.805 cooperados e que geram 907 empregos diretos.

O presidente da Cooperativa de Leite Coopernova, Daniel Robson Silva, disse que a atividade leiteira está passando por um momento difícil, não só em Mato Grosso, mas em todo país. “Neste dia internacional do leite não temos muito o que comemorar. Precisamos tentar entender o que poderíamos fazer para os produtores que estão na atividade se manterem na atividade, esperando por dias melhores”, ressaltou o presidente da Coopernova.

Momento de reflexão no Dia Mundial do Leite

Presidente da Cooperativa de Leite Coopernova, Daniel Robson Silva

Os fatores para a declaração pontuados por Daniel Robson da Silva são inúmeros. “Essa crise teve início em 2020 e chegou com a pandemia do Covid-19. Com a crescente alta dos insumos agrícolas e da pecuária leiteira, a atividade que já vinha diminuindo, teve um impacto ainda maior nestes últimos dois anos, principalmente em Mato Grosso, onde tivemos greves dos produtores por melhores preços e o registro de uma queda de 20% a 30% na atividade leiteira”.

Com relação às cooperativas, ele disse que o impacto foi menor, quanto a desistência da atividade e da produção, do que na iniciativa privada. De 2020 para 2021 foi registrada uma redução de 8% na produção de leite que entrou nas cooperativas e a expectativa para 2022 é de que seja ainda maior. A redução de associados e produtores nos últimos dois anos e o decréscimo de recebimento de leite nas plataformas das indústrias das cooperativas foram significativas, fazendo que a ociosidade chegasse perto de 50% em algumas plantas.

“Todos esses custos também reduziram as margens de lucro e não conseguimos repassar para o mercado consumidor, e assim remunerar adequadamente o cooperado. Então o cooperado foi muito mal remunerado nesses dois últimos anos. Com essa conjuntura econômica nacional e mundial, a gente prevê que este ano será ainda muito difícil. Mas, continuamos esperançosos para que os problemas possam diminuir e encontrarmos soluções para a atividade perdurar”. 

 

OCB/MT completa 49 anos e se prepara para os novos desafios da economia pós-pandemia

Frederico Azevedo, superintendente da OCB/MT

“As cooperativas do setor lácteo têm papel preponderante na organização da produção, no processamento, na comercialização do leite e promovem o desenvolvimento das regiões onde estão inseridas. Estamos com ações constantes junto às cooperativas do setor lácteo, visando fomentar as discussões do setor e propor soluções”, ressaltou o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo.

Uma das ações para este ano, está marcada para o dia 15 de julho, com a realização do Fórum das Cooperativas Lácteas de MT. Na programação a apresentação do ‘Resultado do Diagnósticos das Cooperativas de Leite’ realizado pelo Imea; a palestra ‘Drives para a Constituição de uma Central de Serviços Compartilhados - CSC’ e ‘Benefícios às cooperativas’; a apresentação das ‘Ações realizadas pelo Sistema OCB/MT em apoio ao setor e o plano de ações’; discussão sobre o ‘Custo de produção: um desafio ou uma oportunidade?’; palestra sobre ‘Os desafios da produção de leite como negócio’; e ‘Estratégias para a promoção de ganhos produtivos’.

DIA MUNDIAL DO LEITE - O Dia Mundial do Leite foi criado em 2001, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU, da sigla em inglês), com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos à população mundial, mesmo sendo o leite o alimento mais consumido do mundo. A escolha de 1º de junho se deu porque já era o dia que diversos países, a maioria da União Europeia, comemoravam o Dia Nacional do Leite.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet