NOTÍCIAS | AGRO LEITE
Sexta-Feira, 15 de Julho de 2022, 17h:13
Cooperativas Agro Leite alinham ações para desenvolver setor
Fórum foi realizado em Colíder/MT

Assessoria Sistema OCB/MT
Colíder/MT

FÓRUM LEITE

Superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo, e o superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti

Foi realizado hoje (15/07) pelo Sistema OCB/MT, o Fórum das Cooperativas do Segmento Agro Leite de forma híbrida. O Fórum presencial aconteceu no município de Colíder/MT, onde contou com a participação de lideranças do setor de vários municípios mato-grossenses. Na agenda, diversos assuntos para desenvolver o setor lácteo, que tem papel preponderante na organização da produção, no processamento, na comercialização do leite, além de serem agentes de desenvolvimento das regiões onde as cooperativas estão inseridas. 

Na programação contou com a apresentação do ‘Resultado do Diagnósticos das Cooperativas de Leite’ realizado pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). O Estudo apresentou o resultado do levantamento de dados que foi realizado sobre a produção de leite, logística, gestão, índices financeiros, funding, além de perspectivas de investimentos que poderão ocorrer na cadeia do leite nos próximos anos.

As cooperativas de leite validaram algumas destas informações, que serão consolidadas ainda esse ano, através do diagnóstico das cooperativas de leite de Mato Grosso que está sendo elaborado pelo Imea, através do projeto realizado pelo Sescoop/MT.

As palestras ‘Drives para a Constituição de uma Central de Serviços Compartilhados - CSC’ e ‘Benefícios às cooperativas’ ministradas pelo Conrado Zanon da empresa Germinare, tratou da Central de Serviços Compartilhados (CSC), demonstrando os seus benefícios. Após as palestras, foi deliberado, que as cooperativas de Mato Grosso, irão estudar o modelo apresentado para a sua possível implantação, visando aumentar o ganho de escala para os cooperados, melhores resultados e mais competitividade dos produtos e serviços da cooperativa.

O Fórum debateu ainda as potencialidades de melhorias das ações do cooperativismo de leite. “Potencialidade do setor passa pelo aumento da produção agrícola com ampla gama de produtos de alimentação animal (soja, milho, farelo, DDG, torta de algodão), mas isso tem que vir acompanhado de melhoria da genética e gama de produtos” ressaltou Conrado Zanon.

O superintendente do Sescoop/MT, ressaltou durante do evento, sobre a importância da aderência das cooperativas aos programas de monitoramento. “Tivemos o compromisso assumido do setor, em aplicar os três eixos do monitoramento, que seriam a identidade, desempenho e PDGC nas cooperativas, para aumentar a transparência dos dados e informações”, pontuou Mazzotti.

O superintendente da OCB/MT Frederico Azevedo, apresentou as ações programadas para o segundo semestre de 2022 ao setor e na ocasião todas as pautas foram aprovadas pelas cooperativas. “Eventos como esse ajudam a nortear, fazer alinhamentos e direcionamentos de melhores estratégias para o segmento. Além de otimizar a ampliação dos serviços oferecidos pelo Sistema OCB/MT”, disse Frederico Azevedo.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet