NOTÍCIAS | DIA C
Quinta-Feira, 01 de Julho de 2021, 10h:08
Celebração nacional do Dia C é nesta quinta-feira
Será virtual a partir das 16h (MT)

Sistema OCB
Brasília / DF
noticias@ocbmt.coop.br

Celebração nacional do Dia C é nesta quinta-feira

As cooperativas transformam realidades

As cooperativas transformam realidades. Em diversas partes do país, elas cuidam de pessoas como você e eu e fazem bem o dever de casa na hora de mostrar que se interessam pela comunidade. Quer conhecer exemplos disso? Então participe da grande celebração do Dia de Cooperar. O evento é realizado pelo Sistema OCB e celebra as iniciativas que as coops realizam entre 1º de janeiro e 31º de dezembro.

Para participar, basta acessar o canal do SomosCoop no Youtube, nesta quinta-feira (1º/7), a partir das 17h (horário de Brasília). O evento será transmitido ao vivo e contará com show, convidados especiais e muita interação com o público.

Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a comemoração desta quinta-feira abre o período de celebração do Dia C pelo Brasil. “O que queremos é reconhecer todas as conquistas obtidas pelas cooperativas ao longo desse período de pandemia, especialmente neste ano. A gente sabe que o distanciamento é essencial para nos protegermos, por isso as coops tiveram que se reinventar até no jeito de cuidar da comunidade que está no seu entorno. Nossas coops merecem o nosso aplauso e, por isso, a celebração começa nesta quinta e vai até o sábado que vem”, comenta o presidente. 

INTERNACIONAL
Aqui no Brasil, a celebração do Dia C também marca a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo, que ocorre sempre no primeiro sábado do mês de julho, mas que, neste ano, será feita mais cedo. E como as cooperativas têm sido essenciais para a superação dos desafios socioeconômicos causados globalmente pela pandemia do novo coronavírus, o tema da celebração deste ano, definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) é: Juntos reconstruímos melhor.

Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, esse dia especial é celebrado desde 1923, mas foi somente em 1995, ano do centenário da ACI, que a Assembleia Geral das Nações Unidas o proclamou como o Dia Internacional do Cooperativismo e estabeleceu sua comemoração anual, sempre no primeiro sábado do mês de julho.

“Neste ano, o objetivo é simples: mostrar como as coops de todo o mundo estão enfrentando a crise causada pela covid-19 com solidariedade e resiliência, oferecendo às comunidades uma recuperação centrada nas pessoas e que respeita o meio ambiente”, relembra Márcio Freitas.

Para os cooperativistas, o Dia Internacional do Cooperativismo é a ocasião ideal para demonstrar que o modelo de negócios – centrado nas pessoas, baseado nos valores do movimento, na responsabilidade social e no senso de comunidade – permite reduzir as desigualdades, criar prosperidade comum a todos e responder aos impactos imediatos causados pela pandemia.

E querem saber? As cooperativas estão fazendo muito bem esse dever de casa. Para se ter uma ideia, ao redor do mundo, já há mais de 3 milhões de coops, às quais 12% da população global estão vinculadas, ou seja, uma em casa seis pessoas do planeta já é coop. Ah, e vale destacar que as cooperativas geram 10% de todos os postos formais de trabalho existentes no globo.

Aqui, os números também são expressivos. Mais de 15,5 milhões de brasileiros encontram trabalho nas 5,3 mil cooperativas espalhadas de norte a sul do país. Além disso, essas mesmas coops empregam mais de 425 mil pessoas. 

NÚMEROS DO DIA C EM 2020
Em 2020, mais de 7,8 milhões de pessoas foram beneficiadas com as mais de 2,8 mil iniciativas e ações realizadas por 2.226 cooperativas e seus mais de 137 mil voluntários. Se considerarmos as ações focadas no combate ao coronavírus, bem como à redução dos efeitos da covid-19, o total de iniciativas realizadas no ano passado foi 2.159. Ao todo, 1.383 municípios brasileiros registraram a força do voluntariado cooperativista.

“Gratidão é a palavra que melhor define o nosso sentimento em relação ao compromisso das cooperativas com o país e que foi mostrado ao longo de todo o caótico 2020. O ano passado não foi fácil, mas, mesmo assim, o número de pessoas beneficiadas com as iniciativas do Dia C cresceu 197% em relação à 2019. O mesmo ocorreu com a quantidade de coops envolvidas. O percentual foi de mais de 30%, considerando o resultado de 19. E, mesmo com o distanciamento social, o número de voluntários também foi maior”, avalia a gerente de Desenvolvimento Humano das Cooperativas, Geâne Ferreira. 

PROGRAMAÇÃO
GRANDE CELEBRAÇÃO DO DIA C

Quando: 1º de julho, às 17h

Onde: no canal do Somoscoop, no Youtube (clique aqui)

Quer mais? Confira no site do Dia C onde e quando a celebração acontece no país.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet