NOTÍCIAS | CRÉDITO
Quarta-Feira, 19 de Abril de 2023, 08h:24
Unicred MT promove ‘Semana da Educação Financeira’ para conscientizar universitários
Palestras levaram informações importantes para um futuro saudável e próspero aos estudantes da área da saúde

Assessoria Unicred MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Unicred MT

Unicred MT promove ‘Semana da Educação Financeira’ para conscientizar universitários

Jovens estudantes dos cursos de Medicina da Unic, Univag e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A educação financeira é uma importante ferramenta para ajudar na tomada de decisões financeiras responsáveis. Através do ensino sobre finanças, jovens e adultos aprendem a planejar e podem alcançar seus objetivos financeiros com mais segurança.

Pensando nisso, a Unicred Mato Grosso promoveu, entre os dias 11 e 14 de abril, a 'Semana da Educação Financeira', com palestras esclarecedoras sobre finanças para jovens estudantes dos cursos de Medicina da Unic, Univag e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Levar educação financeira à comunidade local faz parte do planejamento estratégico da gestão da Unicred MT e atende ao princípio cooperativista de educação e formação. "A educação financeira visa auxiliar na administração dos rendimentos dos cooperados, nas suas decisões de investimento e no consumo consciente", explicou o presidente Ronivaldo Lemos.

De acordo com o analista de investimentos da Unicred Conexão, Juan Hugo Pereira, por meio dos programas de educação financeira, a cooperativa auxilia os estudantes a adquirir um conhecimento profundo de finanças e a entender como elas influenciam em suas vidas.

"A intenção é passar um panorama de educação financeira para o público mais jovem, abrangendo a atualização de finanças pessoais, comportamento de gastos, investimentos e previdência, pensando no futuro, pois quanto mais cedo começarmos, mais fácil se torna acumular patrimônio", conta o analista de investimentos.

Unicred MT

Unicred MT promove ‘Semana da Educação Financeira’ para conscientizar universitários

Conversando com os jovens universitários

O diretor de Negócios da Unicred Mato Grosso, Marcos Guimarães, esclarece que a educação financeira também ajuda os jovens estudantes a desenvolver uma mentalidade financeira saudável, possibilitando-lhes a tomada de decisões econômicas seguras e responsáveis.

Ele destaca os portais de formação sobre educação financeira, como o 'Sua Saúde Financeira', em que todos podem ter acesso a planilhas de orçamento e cursos com temas que vão desde finanças pessoais, planejamento tributário à gestão de clínicas e consultórios, suporte para cooperados e até mesmo para não cooperados. “Isso faz parte da função social da Unicred de trazer informações sobre o tema para a sociedade", reiterou o diretor.

Para Isabelle Ourem, estudante de Medicina do 8º semestre da UFMT, o tema é de extrema necessidade na formação, já que a carreira tem rápida ascensão financeira.

“É interessante trazer esse tema para os estudantes, pois sabemos que a realidade médica na questão financeira é realmente o que eles colocaram. Temos uma ascensão muito rápida e muitas vezes falta na graduação essa sensibilidade de entender a importância do planejamento financeiro. Ter contato com esse tipo de conteúdo durante a graduação nos faz ter um pouco mais de consciência do que virá e alinhar mais as nossas metas da realidade”, opinou.

Cursando o 6º semestre de Medicina, Jaime de Lima Souza Júnior, acredita que esse primeiro contato com o tema da educação financeira cumpriu as expectativas. "A palestra foi elucidativa ao mostrar para nós a perspectiva futura e o que seria nossa progressão caso não tivéssemos o conhecimento apresentado. Achei muito legal a iniciativa”, pontuou.

A professora de Medicina da UFMT, Sofia Adelia Bernardo da Silva Houklef, espera que os estudantes adquiram conhecimento na área da saúde, mas também saibam administrar a carreira de forma eficaz e responsável.

"Queremos que nossos alunos estejam preparados para a vida, e o objetivo de falar sobre educação financeira em um grupo tão seleto é o de reafirmar isso, de que nós, enquanto professores, desejamos que eles sejam melhores e utilizem desses recursos”, concluiu a professora, também médica cooperada da Unicred MT.

A 'Semana da Educação Financeira' contou ainda com os esclarecimentos da planejadora financeira da Unicred Conexão, Vivien Aucar.

Saúde Financeira

Com o intuito de promover a transformação social por meio da educação, a Unicred criou o canal: www.suasaudefinanceira.com.br. Neste espaço, é possível obter informações essenciais e gratuitas para entender melhor o universo financeiro. Desde dicas de gestão de finanças pessoais até a análise dos impactos da economia na vida das pessoas, o site é um excelente recurso para aqueles que desejam se informar.

A cooperativa disponibiliza, além do canal de educação, um programa especialmente desenvolvido para universitários: o Unicred.edu. Esta capacitação tem como objetivo proporcionar aos jovens profissionais conhecimentos sobre finanças e empreendedorismo, para que possam começar bem na vida profissional.

Sobre a Unicred MT

Fundada em 05 de fevereiro de 1991, a Unicred Mato Grosso é uma instituição financeira que está se consolidando entre as principais cooperativas financeiras do País. Com foco no atendimento personalizado, conta atualmente com 17 mil cooperados, distribuídos em dez municípios de Mato Grosso, sendo, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Barra do Garças. A cooperativa também está em Porto Velho, no estado de Rondônia.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet