NOTÍCIAS | CRÉDITO
Quarta-Feira, 25 de Janeiro de 2023, 08h:36
Sicoob União MT/MS dá dicas de como planejar-se financeiramente para 2023
Controle das finanças pessoais

Assessoria Sicoob União MT/MS
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

 

Sicoob União MT/MS remunera capital em 100% da Selic

 

Ano novo começando, dívidas feitas no ano anterior vencendo, contas novas, como IPTU, IPVA, matrícula e materiais escolares, chegando. Para muita gente este é um período difícil e cujos reflexos acabam se prolongando por meses. Mas não precisa ser assim. Com um pouco de dedicação e foco qualquer pessoa pode organizar-se financeiramente e melhorar sua relação com o dinheiro, independente da faixa de renda. Dá inclusive para investir um pouco que seja. Quem garante são os especialistas do Sicoob União MT/MS, que dão uma série de dicas valiosas sobre o assunto para um 2023 diferente.

Para começar, é importante definir o que é Planejamento Financeiro. Trata-se de um conjunto de medidas cujo objetivo é garantir que as pessoas consigam suprir, com segurança e tranquilidade, as suas necessidades cotidianas e atingir metas, que podem ser uma viagem de férias, aquisição de um bem ou a tão almejada independência financeira a médio e longo prazos. Em síntese, podemos dizer que significa administrar de maneira eficiente os gastos, eliminar dívidas, guardar dinheiro periodicamente e, por fim, investir de maneira correta e rentável os recursos poupados.

Digamos que foram cumpridas todas as etapas iniciais e sobrou algum. O que pode ser feito com esse dinheiro? Anderson Bem, gerente de agência do Sicoob União MT/MS, lembra que a mais tradicional e simples forma de poupar dinheiro é através de poupança, pois, além de segura, possui liquidez imediata para utilização em casos emergenciais. “Para quem já tem sua reserva de emergência e deseja maiores rentabilidades para seus investimentos, temos o LCA e LCI, que são letras de crédito do Agronegócio e Imobiliário. Eles possuem rendimentos mais atrativos nesse momento de taxa Selic mais elevada, além de serem isentos de Imposto de Renda”, sugere.

Específico do cooperativismo financeiro, existe também o Recibo de Depósito Cooperativo (RDC), para quem deseja a liquidez imediata, porém com rendimentos superiores à poupança, sugere. “E para quem está preocupado com seu futuro, temos a Previ, que pode ampará-lo no momento da aposentadoria e ainda trazer benefícios fiscais no momento da declaração o Imposto de Renda”, acrescenta Anderson Bem.

Quando se fala em educação financeira ou planejamento financeiro, pensamos logo no dinheiro disponível para aplicar. Mas nem sempre isso é possível e pode ser necessário contratar um crédito para realizar um sonho, reestruturar uma dívida, ou adequar a parcela ao orçamento. Neste caso, o ideal é procurar linhas que atendam as demandas, mas que não pesem tanto no orçamento, alerta Diego Roberto Azevedo da Silva, gerente de agência do Sicoob União MT/MS.

“É importante que se saiba que quanto maior o prazo maior será o juro pago. Deve ser levantada também a real necessidade do recurso. Por exemplo, se for adquirir um veículo, buscar a linha correta, pois a taxa tende a ser mais baixa que um crédito pessoal. A parcela deve caber no seu orçamento, de forma que o restante de seus rendimentos consiga pagar os seus custos de sobrevivência (aluguel, energia, alimentação, saúde etc). “Entende-se que o máximo de comprometimento com parcelas deve ser de 30% do salário líquido”, orienta.

Diego Silva salienta que é importante também observar as regras junto às cooperativas para a concessão do crédito, no que se refere a garantias, prazos, ausência de restritivos e demais condições, bem como o entendimento de que todas as propostas passam por uma plataforma de análise de operações para seu devido enquadramento e aprovação. “Nós do Sicoob união estamos prontos para atendê-los e promover a justiça financeira e prosperidade”, finaliza.

Oito dicas de ouro para 2023
- Tenha controle de suas finanças pessoais
- Trace metas financeiras
- Avalie o uso do cartão de crédito
- Poupe para ter saúde financeira
- Crie uma estratégia para o dinheiro poupado
- Invista mesmo com pouco dinheiro
- Estabeleça um padrão de vida que possibilite investir mensalmente
- O Sicoob disponibilizou uma planilha para auxiliar na organização das contas: https://materiais.economiarondon.com.br/planilha-orcamento-pessoal

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet