NOTÍCIAS | CRÉDITO
Terça-Feira, 16 de Agosto de 2022, 08h:06
Lideranças de MT analisam resultado do Concred
Novos rumos para cooperativismo de crédito

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Divulgação

Novos rumos para cooperativismo de crédito

O futuro do cooperativismo de crédito

Lideranças de Mato Grosso participaram do 14° Concred (Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito), o maior evento do cooperativismo de crédito da América Latina, realizado de 10 a 12 de agosto, em Recife-PE. Foram 2.700 participantes no evento e mais 1.500 participantes on-line.

O Sistema Nacional de Crédito Cooperativo congrega hoje 870 cooperativas de crédito e mais de 9 mil agências, mais de 15 milhões de associados, administra mais de R$ 500 bilhões em Ativos e mais de R$ 400 bilhões em Depósitos, o Sistema está assumindo a liderança do crédito para as MPES - Micro e Pequenas Empresas com mais de 20% de market share e no Crédito Rural as cooperativas são o segundo maior agente. Esse foi o cenário de debates dos rumos do SNCC.

“Realmente é sempre muito importante as lideranças estarem presentes em eventos desse porte e com a agenda com temas como sustentabilidade, estratégias, governança, tendências globais, compromisso social, inovação, diversidade, intercooperação, perspectivas e oportunidades. Além disso é um ambiente para as lideranças trocarem experiências, entender o que está acontecendo no mundo e construir redes que certamente nos trarão boas práticas e conhecimento para aplicarmos nas nossas cooperativas”, disse Aifa Naomi Uehara, representante das cooperativas de Crédito de Mato Grosso e presidente do Sicoob Central Rondon.

O vice-presidente do Sistema OCB/MT e presidente da Central Sicredi Centro Norte João Carlos Spenthof, durante o Concred participou do painel “Intercooperação: ação com resultados rumo à sociedade 5.0”. Na sua avaliação “os temas que mais destacados do evento foram a intercooperação, onde o sistema buscar maior ganho de escala e eficiência através de negócios conjuntos; a sustentabilidade e ESG, apesar dos avanços, existem muitas oportunidades, principalmente para demonstrar o impacto altamente positivo que já gera; e a diversidade, com muitas oportunidades e GAPs para que as cooperativas possam ser melhor percebidas em relação às suas práticas de diversidade e inclusão”.

Spenthof salientou ainda que “de modo geral o sentimento, especialmente após a aprovação da nova Lei para o setor, é de grandes oportunidades para a continuidade do crescimento acima da média do SFN e chegar a todos os rincões e ser relevante nas grandes cidades e capitais brasileiras”.

O presidente da cooperativa Sicoob Primavera, Edson Luiz Dapper, também participou do 14° Concred e disse que “esta foi uma grande oportunidade para as cooperativas se fortalecerem como um modelo de negócio sustentável”.

 

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet