NOTÍCIAS | RAMO TRANSPORTE
Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2022, 09h:48
Desafios e oportunidades para o transporte foram temas de Fórum em MT
Sistema OCB/MT reuniu representantes de 27 cooperativas

Assessoria Sistema OCB
Brasília / DF
noticias@ocbmt.coop.br

Desafios e oportunidades para o transporte foram temas de Fórum em MT

Sistema OCB/MT reuniu mais de 90 pessoas no Fórum

Para debater os desafios e oportunidades para o segmento, o Sistema/OCB de Mato Grosso promoveu o Fórum das Cooperativas Ramo Transporte, no dia 09/09, em Nova Olímpia (MT, onde reuniram um público de mais de 90 pessoas. O evento contou com o apoio do Sistema OCB Nacional e a participação de dirigentes e técnicos das 27 cooperativas de transporte de Mato Grosso. O tema central do encontro foi “Legislação e resolução de problemáticas”.

Para o coordenador do Conselho Consultivo do Ramo Transporte do Sistema OCB, Evaldo Matos, as discussões são salutares para que o segmento abarque novos mercados por meio da intercooperação. “Iniciativas como esta demonstram o crescimento e profissionalização do setor, pois trazem discussões orientativas e prioritárias. O evento foi muito agregador e contribuiu para o fortalecimento do segmento. Por meio da união e intercooperação, conseguimos projetar para novos mercados, o que significa materializar nossas ações e conseguirmos ganho de escala”, afirmou.

O fórum contou com diversas palestras como o Cenário Econômico e Tendências para Ramo Transporte, proferida pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea); e a Atuação da Federação em prol das Cooperativas de Transporte, coordenada pela Federação Nacional das Cooperativas de Transporte (Fetranscoop). A exposição Introdução com relação às resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contrans) e do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), abordou os problemas relacionados aos horários dos motoristas nos postos fiscais, tolerância entre os eixos das carretas e outras situações recorrentes que impactam o fluxo nas rodovias.

Desafios e oportunidades para o transporte foram temas de Fórum em MT

Sistema OCB/MT reuniu representantes de 27 cooperativas

O evento contou ainda com a apresentação de análises da Medida Provisória 1.112/22, em vigor, que instituiu o programa para renovar a frota de caminhões no país; e do Estudo comparativo de encargos sobre o Transportador Cooperado X MEI. O Sescoop/MT reforçou ainda a importância das coops integrarem o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) para melhoria da governança nas cooperativas de transporte. Ao final, as coops trocaram experiências e salientaram suas necessidades e estratégias.

O representante do Ramo Transporte de Mato Grosso, Marcelo Angst, elogiou os resultados alcançados. “É sempre muito importante, pelo menos uma vez por ano, reunir as 27 cooperativas de transporte do estado para tratar de assuntos que dizem respeito a todos. O Fórum é o momento para trocarmos experiências, estimularmos a intercooperação, fortalecer o ramo e promover mais solidez e confiança no relacionamento entre os cooperados”, declarou.

 
 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet