NOTÍCIAS | COOPERAGROFATEP EM BUSCA DE CONHECIMENTO
Sexta-Feira, 26 de Agosto de 2022, 11h:26
Cooperados de famílias do Pantanal visitam o Sistema OCB/MT
Os 45 cooperados da Cooperagrofatep vieram em busca de conhecimento

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Cooperados de famílias do Pantanal visitam o Sistema OCB/MT

Os 45 cooperados da Cooperagrofatep vieram em busca de conhecimento

Os 45 cooperados da Cooperativa Agro Sustentável Famílias da Terra Pantaneira – Cooperagrofatep, visitaram esta semana (16/08) a sede da Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT, para entenderem como é a estrutura de uma cooperativa. São 45 famílias que vivem em terras pantaneiras e chegaram em Cuiabá trazendo o que produzem para o café da manhã.

São pequenos produtores dos assentamentos Agroana-Girau, Carrijo, Medalha Milagrosa e Santa Terezinha, em conjunto com as comunidades de Quilombola Jejum, Nossa Senhora do Chumbo, Barreirinho e Nossa Senhora do Carmo, do município de Poconé. Juntos eles possuem pouco mais de 700 hectares, uma média de 16 hectares por família, onde produzem frutas, verduras, leite, aves, doces, biscoitos, geleias, entre outras delícias que vêm da terra, tudo de forma orgânica.

“Nós queremos nos organizar, tirar o atravessador e ter ganho de escala para atender o mercado de Cuiabá e Poconé. Para isso, viemos ao Sistema OCB/MT, pois foi uma oportunidade que nunca tivemos e muitas outras cooperativas que estão aí, têm uma má informação de como a OCB/MT funciona. Precisamos entender como uma cooperativa funciona, seus direitos, deveres e os objetivos. O nosso objetivo é ter produção em escala, qualidade e bom preço. Só assim nós vamos poder trabalhar juntos com uma organização que possa nos oferecer suporte e que nos traga dias melhores”, disse o presidente da cooperativa, Roberto Epifânio Rodrigues.

“Esta é a primeira cooperativa, no período de mais de 20 anos que faço parte do Sistema OCB/MT, que teve um processo de formação, teve um encaminhamento com a participação do Sistema OCB/MT, para constituir a cooperativa, para que não tivesse vícios fora do movimento cooperativista. Acredito que a Cooperagrofatep será uma cooperativa padrão, modelo para que outras cooperativas de agricultura familiar sejam constituídas”, ressaltou o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.

“Foi uma excelente iniciativa dos cooperados, partiu deles se unirem para ganharem escala. Neste primeiro momento o foco de discussão é o entendimento de como organizar a produção, para depois saírem para a segunda fase que é estruturar venda”, avaliou o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo.

Ele disse que o suporte da OCB/MT à constituição das cooperativas agro familiar, que não são de produção de leite, “é um papel um pouco mais novo que tem exercido, mas que vemos com bons olhos, pois movimenta a economia da cidade, envolve muita gente, e no caso da Cooperagrofatep, que está próxima a maior unidade consumidora que é Cuiabá, e tem a possibilidade de um ganho de escala grande”.

Os cooperados também receberam informações sobre o funcionamento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso - SESCOOP/MT, o Sistema ‘S’ do cooperativismo. “O grupo uma vez organizado, constituído em cooperativa, é importante que conheça todo o relacionamento externo que a cooperativa tem, principalmente quanto ao cumprimento de algumas obrigações de ordem legais, como está na Lei 5.764, que rege as cooperativas. Então, o corpo de associados, quem vem ao Sistema OCB/MT entender como funciona a cooperativa e esta relação institucional, a cooperativa já começa bem”, disse o superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti.

“É fundamental entender como o associado se relaciona juridicamente com a cooperativa, a partir da aprovação do seu estatuto, para que se possa caracterizar o ato cooperativo, que é a relação entre o sócio e a cooperativa, e a cooperativa com os demais agentes do mercado. O papel do Sescoop/MT é o de garantir esta segurança jurídica para que não tenham problemas nem de ordem contratual, nem de ordem fiscal, no ato de sua constituição. Em um segundo momento disponibilizamos programas de capacitação para as cooperativas e seus funcionários”, explicou Adair Mazzotti. 

SISTEMA OCB/MT - A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT – é uma entidade formada por três instituições que fazem papéis distintos e ao mesmo tempo interligados, focados no suporte às cooperativas: OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso; Sescoop/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso; e o I.Coop – Faculdade.
ocbmt.coop.br
instagram.com/sistemaocbmt
facebook.com/Sistemaocbmt
linkedin.com/company/sistemaocbmt

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet