NOTÍCIAS | MINERAL
Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2022, 10h:35
Coogavepe participa de evento do Banco Mundial na África
Cooperativa apresentou projetos à representantes de 40 países

Assessoria Coogavepe
Peixoto de Azevedo / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Divulgação

Coogavepe participa de evento do Banco Mundial na África

Solange Barbosa participou do painel de abertura “From the Mines: Case Studies and Testimonies”, levando um pouco da história da Coogavepe

A Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – COOGAVEPE esteve representada, através de sua presidente, Solange Barbosa, no evento Business Unusual: What Future for Artisanal and Small Scale Mining (ASM) post-Covid-19?

A conferência internacional, que reuniu cerca de 40 países, de quatro continentes, aconteceu na capital do Quênia, Nairóbi, na África, nos dias 06 e 07 de dezembro de 2022, num dos salões do Nairóbi Serena Hotel e foi organizado pelo Banco Mundial que financiou mais de 30 projetos ao redor do mundo com foco na mineração artesanal de pequena escala (MAPE).

A conferência teve como objetivo apresentar as lições aprendidas com as respostas feitas para apoiar as comunidades da mineração artesanal em pequena escala durante a crise da Covid-19.

A cooperativa recebeu o convite para participar do evento do NAP.Mineração da Universidade de São Paulo (USP), com quem vem desenvolvendo projetos desde 2020, quando do início da pandemia do COVID-19.

Solange Barbosa participou do painel de abertura “From the Mines: Case Studies and Testimonies”, no dia 06/12, levando aos participantes um pouco da história da COOGAVEPE, alguns dados relevantes como número de cooperados, produção de ouro anual (base 2021), e suas experiências de como enfrentaram a pandemia em 2020/2021. O painel foi moderado pelo Charles Douglas-Hamilton, consultor do Banco Mundial.

Na sessão de abertura, também foram apresentados os resultados dos projetos, a saber: programas de capacitação e treinamento para cooperativas de garimpeiros com foco em saúde e segurança, meio ambiente e fechamento de mina, equidade de gênero, governança e orientações técnicas para melhores práticas na MAPE de ouro. Os programas de capacitação foram elaborados com apoio de COOGAVEPE, COOGAL, NAP.Mineração e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e financiados pelo fundo EGPS do Banco Mundial. O material pode ser acessado pelo link https://www.worldbank.org/en/events/2022/08/15/business-unusual-what-future-for-artisanal-and-small-scale-mining-asm-post-covid-19-international-conference

No evento foram apresentados e discutidos diversos painéis, por representantes de países africanos (Moçambique, Quênia, Congo) e latino-americanos (Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia) e asiáticos (Mongólia) entre outros. Entre os temas destacam-se: cadeia de suprimentos, acesso à terra, alternativas econômicas e práticas mais seguras de saúde e segurança ocupacional.

Ao final dos dois dias de intensos debates e trocas de experiências, Solange Barbosa destacou a importância de se ter contato com outras experiências de mineração de pequena escala ao redor do mundo. Mencionou que, alguns problemas são comuns, como o enfrentamento a desigualdade de gênero, violência contra mulher, problemas ambientais, com legislação, mercúrio, ausência ou dificuldade de acesso a crédito, mas que outros são próprios e regionais, como a presença de guerrilhas, governos ditadores, exploração de mineiros, inclusive mulheres e crianças.

Solange destacou ainda a importância desses eventos onde cada um pode expor a sua realidade, com seus problemas e avanços, na busca de soluções que podem ser compartilhadas.

O evento ainda deixou claro que é a partir das dificuldades que o ser humano cresce e se fortalece, que encontra formas de recomeçar, de se reinventar e superar as adversidades, como foi o caso da pandemia, que trouxe consigo o mal, mas também abriu horizontes para muitas comunidades garimpeiras que passaram a se organizar de maneira mais produtiva e a buscarem uma nova forma de crescimento e fortalecimento.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet