NOTÍCIAS | SAÚDE
Quarta-Feira, 11 de Agosto de 2021, 08h:31
Agosto Dourado: a amamentação é uma responsabilidade compartilhada
Promoção à saúde são princípios da Unimed Cuiabá

Assessoria Unimed Cuiabá
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Agosto Dourado: a amamentação é uma responsabilidade compartilhada

Promoção à saúde são princípios da Unimed Cuiabá

O cuidado e a promoção à saúde são princípios da Unimed Cuiabá e em agosto, mês em que se celebra o “Agosto Dourado” este jeito de cuidar fica ainda mais evidenciado. A Cooperativa através dos Programas Parto Adequado (PPA) e Mãe Coruja, oferta ações educativas que visam o cuidado e proteção às mamães e aos bebês, com o Curso de Gestantes, palestras e atividades em que são repassadas todas as informações sobre cada fase da gestação.

De forma lúdica, dourado significa a excelência na qualidade do leite materno e por isso este mês evidencia a promoção, proteção e o apoio ao aleitamento.

A obstetra Dra. Fernanda Monteiro Siqueira Juveniz, coordenadora médica do Comitê Educativo e do PPA da Unimed Cuiabá, reforça a importância da amamentação, “além de reforçar os laços e vínculos entre mamãe e bebê, o leite materno fortalece o sistema imunológico do pequeno e é um alimento completo, que está sempre à temperatura certa e pronto para beber”.

A coordenadora médica do Programa Mãe Coruja, Dra. Andressa Modanezi Bana de Carvalho, complementa que os benefícios do aleitamento materno são inúmeros, mas que para que esse momento sublime se concretize é necessário que a mamãe seja cuidada e preparada. “A amamentação é um momento único de troca entre a mamãe e o bebê. A participação do papai e da família é de extrema importância, afinal para a produção do líquido padrão ouro, como é considerado o leite materno, a mulher necessita de condições físicas, mentais e emocionais, e por isso o acolhimento e o cuidado com ela são tão essenciais”.

Caso haja alguma intercorrência e a mamãe não seja capaz de amamentar, as médicas frisam que é necessário buscar auxílio médico, obstétrico e pediátrico. “Incentivamos o aleitamento em nossos cursos, para que a mamãe aproveite essa fase linda da sua vida e alimente seu bebê com leite materno e muito carinho. Ele vai crescer forte e saudável e os laços entre vocês ficarão ainda mais fortes. Porém, entendemos que nem sempre é possível, e nestes casos é preciso que seja feito acompanhamento para ambos, mamãe e bebê, assim de forma coordenada e segura, terão o cuidado e tratamento adequado”, esclarecem as médicas.
As beneficiárias dos planos Unimed Cuiabá contam com o auxílio do programa Mãe Coruja que busca preparar as futuras mamães para a amamentação. São ofertados cursos online, assessoria e incentivo a amamentação exclusiva até o 6° mês de vida dos bebês e a assistência de equipe multidisciplinar especializada para o acompanhamento da amamentação.

O curso de Gestantes, promovido pelo Comitê Educativo trabalha a gestação como um todo e é ofertado a todas as beneficiárias do Sistema Unimed, que residam na região metropolitana da capital. Ainda este ano estão agendadas duas turmas, sendo uma com início em setembro e outra em novembro.

Para garantir a participação nas atividades basta seguir as redes sociais da Unimed Cuiabá. Toda programação é divulgada nos perfis da cooperativa e no portal institucional, www.unimedcuiaba.coop.br.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet