NOTÍCIAS |
Quarta-Feira, 25 de Outubro de 2023, 17h:48
Superintendente da OCB/MT fala sobre importância do cooperativismo à rádio Vila Real FM

Superintendente da OCB/MT fala sobre importância do cooperativismo à rádio Vila Real FM  

O superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo, concedeu entrevista, na manhã desta quarta-feira (25/10), à rádio Vila Real FM para falar sobre cooperativismo em Mato Grosso e o evento Coopera + MT, que será realizado pela instituição no dia 23 de novembro, na Capital. O executivo apresentou números que mostram a pujança do setor no estado e ressaltou a importância da organização cooperativa para a geração de resultados tanto econômicos como sociais nas comunidades.

Frederico começou a entrevista explicando o que é e como atua a OCB/MT, uma subseção estadual da OCB Nacional e que representa política e institucionalmente todo o sistema cooperativo do estado. Ele é formado por cooperativas que atuam em sete ramos e são importantes vetores de arrumação de negócios e também estruturação de pessoas para que tenham um resultado mais efetivo em seus negócios, como ele explicou.

Trata-se, salientou o superintendente, de um setor que experimenta franco crescimento em Mato Grosso e hoje desempenha papel importante na economia do estado. Ele citou como exemplo o ramo Crédito, que congrega 18 cooperativas, sendo 383 filiais presentes em 133 municípios mato-grossenses e já expande sua abrangência para estados vizinhos tanto do Centro-Oeste como do Norte do país. “Quando você aplica aquele recurso ele fica no local. Então se vê uma melhoria como a redução de taxa de juros para quem precisa da captação e um atendimento muito mais, digamos assim, próximo do cooperado, por entender que aquela pessoa é um sócio, ele não é um cliente”.

Segundo ele, esse crescimento é observado também nos outros ramos, como o Agro. “Quando a gente fala, por exemplo, das corporativas agropecuárias, é um dado bastante interessante. Entre 31% e 33% da produção, por exemplo, de soja, milho e algodão, passa por dentro de cooperativas agropecuárias no estado”, exemplificou. E com ganho de escala, graças à força da união dos produtores, que conseguem aumentar seu poder de barganha. “Só para você ter uma ideia, o último estudo que nós contratamos do IMEA identificou que, por exemplo, para um tipo de insumo que é o fertilizante, a redução de custo é de 25% pela compra em conjunto. Então, isso gera o resultado lá para o cooperado na ponta”, destacou.

Frederico Azevedo pontuou também que o cooperativismo é um importante gerador de empregos. Ele usou como exemplo o segmento Mineral, que pertence ao ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços, em que apenas a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto Coogavepe, de Peixoto de Azevedo, conta com cerca de 7 mil cooperados e é responsável por 4% da produção de ouro no Brasil.

Coopera + MT

O superintendente falou ainda sobre o Coopera + MT, um evento desenvolvido pelo Sistema OCB/MT que se pretende ser anual. Ele será realizado no dia 23 de novembro, no Cenarium Rural, em Cuiabá, com palestras e discussões que serão importantes não só para o sistema de cooperativismo, mas para o crescimento do estado de Mato Grosso. “A gente está trazendo o Marcos Troyjo, que é o ex-presidente do banco dos Brics, uma pessoa com um amplo conhecimento de mundo. Nós estamos vivendo um cenário mundial bastante complicado, com guerras, com disputas eleitorais, com reorganização de blocos econômicos e tudo isso pode ter um impacto positivo para Mato Grosso, para o seu grande papel de produtor de commodities”, ressaltou. Em outro momento, acrescentou Frederico, os representantes dos sete ramos se reunirão em salas para a discussão de temas específicos.

De acordo com o superintendente da OCB/MT, o cooperativismo agropecuário vai discutir a questão de armazenagem, que é um ponto nevrálgico para Mato Grosso, o cooperativismo mineral discutirá rastreabilidade e segurança, e o cooperativismo de crédito tratará do Drex, que é uma nova moeda digital do Banco Central.  “É um evento aberto para o público, mas muito voltado para o cooperativismo e a gente quer colocar isso numa esteira de evento anual da entidade, exatamente pela importância do cooperativismo e dos resultados que a gente tem atingido”.

A ideia, segundo ele, é municiar as cooperativas de condições e eficiência para que os atuais R$ 35 bilhões de receitas atinjam uma meta ousada em 2027, “que é atingir o que a gente chama de 100 bilhões de prosperidade. Fazer com que a gente saia desses 35 para 100, porque a gente entende que a industrialização, principalmente das cooperativas agropecuárias, vai ser uma chave importantíssima tanto para o estado crescer, quanto para os cooperados terem o resultado financeiro melhor”, frisou.

SISTEMA OCB/MT 

A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT – é uma entidade formada por três instituições que fazem papéis distintos e ao mesmo tempo interligados, focados no suporte às cooperativas: OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso; Sescoop/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso; e o I.Coop – Faculdade.

ocbmt.coop.br

instagram.com/sistemaocbmt

facebook.com/Sistemaocbmt

linkedin.com/company/sistemaocbmt




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet