NOTÍCIAS |
Terça-Feira, 14 de Maio de 2024, 09h:03
Solidariedade ao povo do RS marca lançamento do Dia de Cooperar 2024

Da assessoria | Pau e Prosa Comunicação

 

Allan Galhardo

Dia C lançamento

 

A abertura da programação de lançamento do Dia de Cooperar 2024 pelo Sistema OCB/MT, ocorrida nesta sexta-feira (10 de maio), foi marcada pelo espírito de solidariedade. Além de estimular a realização das ações inerentes à campanha em Mato Grosso, a entidade incentivou as cooperativas a concentrarem seus esforços no auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Também foi um momento de entender como pensam os jovens e de que forma essas instituições podem se comunicar melhor com eles, a fim de trazê-los para o cooperativismo.

Por vídeo, o presidente do Sistema OCB/MT, Nelson Picolli, abriu o evento enaltecendo o trabalho de todas as pessoas que durante o ano de 2023

Allan Galhardo

Presidente Nelson Picolli

Presidente do Sistema OCB/MT, Nelson Picolli

dedicaram parte de sua vida às ações comunitárias, trazendo números que mostram a dimensão desse trabalho. Ele ressaltou que é justamente a ação voluntária que está fazendo a diferença na ajuda às famílias atingidas pelas enchentes no sul. “Uma das orientações que eu humildemente peço a vocês é que foquem em fazer algo diferenciado nesses próximos dias ao povo do Rio Grande do Sul que está sofrendo muito”, pediu.

Allan Galhardo

Superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti

Superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti

Em sua fala, o superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti, ressaltou a importância da intercooperação e da capilaridade para dar ainda mais amplitude às ações. Segundo ele, 64% delas em 2023 foram resultado a união das cooperativas, que atuaram durante o ano nas mais diferentes comunidades, ao invés de optar por ações concentradas. “Eu penso que esta política deu certo. O Sistema OCB pode coordenar políticas, mas os agentes, os praticantes, os que mobilizam as pessoas são vocês que estão na comunidade. Vocês estão na área de ação das cooperativas, então essa perspectiva ou essa diretriz, por enquanto ainda está mantida”, frisou.

Este é um foco, o outro para 2024 será a ajuda ao Rio Grande do Sul, acrescentou Adair, chamando o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo, para explicar como irá funcionar. “A gente sabe que as cooperativas no Mato Grosso, principalmente, têm muita ligação com o sul do país. Isso é bastante comum entre elas. E a gente irá estimular bastante para que as cooperativas se mantenham dentro do ano nas suas campanhas de adesão para o Dia C e para que façam ações em favor dos desabrigados do Rio Grande do Sul”, disse o executivo.

Palestra

Allan Galhardo

Dado

 

A primeira palestra da programação de lançamento do Dia C 2024 abordou o tema “O poder do Cooperativismo: Uma Revolução do Século XXI”, proferido pelo publicitário e doutor em Comunicação pela PUC do Rio Grande do Sul Dado Schneider. De forma bastante leve, ele falou sobre a necessidade de as cooperativas entenderem que é preciso saber falar com as novas gerações, especialmente a chamada Geração Z, para conseguir atraí-las. “Esta geração é a que mais influencia as anteriores. E aí essa é a geração que tem que ser conquistada pelo cooperativismo para explicar o cooperativismo para o resto da sociedade”, afirmou.

Isso é importante porque, segundo Dado, o cooperativismo é intramuros, ou seja, quem está dentro sabe o que que é uma cooperativa e quem não está não sabe. “E a culpa é dele mesmo, porque não se explica. Quanto mais gente da sociedade descobrir e entender o que é o cooperativismo, mais gente vai aderir a ele. E é pelos jovens que a gente tem que pegar o resto da sociedade. Tem que inovar”, alertou.

Depoimentos

Perto de completar 30 anos de cooperativismo, a gestora da Coabra, Eliane El Sayed, elogiou a programação de lançamento do programa justamente porque valoriza as ações de interesse pelas comunidades, o que é um dos princípios do cooperativismo. “O Dia de Cooperar é uma marca do cooperativismo, é uma marca para a sociedade, para as cooperativas e uma coisa que eu gosto muito é que a gente consegue inserir os colaboradores. Isso que é o gratificante. Porque uma coisa é a gente vir todo ano, a gente participar, outra coisa é você ir e você conseguir levar o time, você conseguir conscientizar os colaboradores da importância do trabalho voluntário, dessa doação”, lembrou.

Orleans Cichaczewski, diretor de Negócios do Sicoob Integração, disse estar honrado de participar de um evento cujo viés social é o mais importante, porque as cooperativas já têm isso em sua essência. “Queremos buscar cada vez mais estar firmes nesse processo e buscar cada vez mais nos consolidarmos com uma cooperativa. E realmente executar aquilo que está no nosso DNA, que é o pilar social, juntamente com o econômico. Eu acho que é uma grande oportunidade para a gente conhecer um pouquinho mais os cases das cooperativas, estar por dentro do que está acontecendo em Mato Grosso”, acrescentou.




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet