O Sistema OCB/MT esteve presente, no evento de apresentação do projeto de criação da nova Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) na Baixada Cuiabana, realizado na última segunda-feira (21) no Auditório da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária, em Várzea Grande (MT). A iniciativa, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), tem o objetivo de impulsionar avanços tecnológicos e científicos importantes para o desenvolvimento regional, beneficiando as cooperativas, os produtores locais e a agricultura familiar.
A expectativa é que a nova unidade, a ser instalada em Nossa Senhora do Livramento (MT), em uma área onde funcionou a estação de pesquisa em piscicultura da Empaer, se torne um centro de excelência, desenvolvendo soluções inovadoras para a agricultura e pecuária na região. O projeto visa reduzir a dependência de importações de outros estados e promover o desenvolvimento sustentável local.
O diretor institucional da OCB/MT, Ricardo Balbinot, que representou a instituição no evento, enfatizou a importância do projeto para a comunidade do entorno. “Será importante para a inclusão de famílias na economia familiar da região, trazendo tecnologia para nossa Baixada Cuiabana. Ampliando também a capacidade técnica para os produtores locais, proporcionando melhoramento na qualidade do produto, maior receita ao produtor e uma estabilidade na economia da agricultura familiar de todo o estado do MT”, avaliou.
A iniciativa conversa diretamente com os princípios cooperativistas defendidos pelo Sistema OCB/MT. O projeto contempla tanto o compromisso com a educação, ao proporcionar acesso a tecnologias e conhecimentos avançados para os produtores, como o princípio da preocupação com a comunidade, ao fomentar o desenvolvimento econômico e social sustentável da região. Além disso, a colaboração entre diferentes entidades no projeto também reflete o espírito de cooperação, contribuindo para um futuro mais próspero e sustentável da agricultura regional.