NOTÍCIAS | CRÉDITO
Quarta-Feira, 09 de Novembro de 2022, 08h:00
Sistema OCB promove reunião das cooperativas de crédito independentes
Representam um quarto do número total de cooperativas singulares

Assessoria Sistema OCB
Brasília / DF
noticias@ocbmt.coop.br

O Sistema OCB promoveu, no dia 7/11, reunião com as cooperativas de crédito não filiadas a sistemas verticalizados, as chamadas cooperativas independentes. O objetivo do encontro foi debater as principais pautas em curso no Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito da OCB (CECO), bem como instituir a retomada dos encontros periódicos do grupo.

As cooperativas independentes representam um quarto do número total de cooperativas singulares em funcionamento na atualidade e estão distribuídas por todas as regiões do país. Segundo a gerente de Relações Institucionais da OCB, Clara Maffia, “é importante que haja um alinhamento com esse grupo de cooperativas para que os trabalhos do CECO sejam pautados pelas mais diversas especificidades que permeiam o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo”.

A agenda normativa que o CECO vem trabalhando junto ao Banco Central do Brasil e a iniciativa de modernização do Programa de Capitalização das Cooperativas de Crédito (Procapcred) junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foram dois dos principais temas abordados. Além disso, o encontro também tratou do trabalho de aprimoramento na dinâmica de acesso e repasse dos recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento pelas cooperativas de crédito, bem como das parcerias que a OCB, através do CECO, vem estabelecendo com outros agentes para prover soluções e racionalizar custos.

Ao final, foi estabelecido um calendário semestral de encontros do grupo e a discussão na Diretoria Colegiada da OCB a respeito do novo representante desse grupo de cooperativas no GT Executivo do CECO. O Coordenador do conselho, Moacir Krambeck, também participou da reunião e parabenizou a OCB e as cooperativas independentes presentes pela iniciativa.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet