NOTÍCIAS | COOPERATIVISMO
Segunda-Feira, 10 de Maio de 2021, 13h:31
Sicredi Ouro Verde MT abre inscrições para o Fundo Social 2021
Apoio à Comunidade

Assessoria Sicredi Ouro Verde MT
Lucas do Rio Verde / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Divulgaçã

Sicredi Ouro Verde MT abre inscrições para o Fundo Social 2021

Apoio à Comunidade

A Sicredi Ouro Verde MT, cooperativa que atua nos municípios de Acorizal, Alto Paraguai, Cuiabá, Diamantino, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Jangada, Lucas do Rio Verde, Nobres, Nova Maringá, Nova Mutum, Rosário Oeste, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro e Tapurah, está com inscrições abertas para o edital 2021 do Fundo Social. Entidades interessadas em pleitear os recursos devem acessar a plataforma Sicredi na Comunidade no endereço eletrônico www.sicredinacomunidade.com.br, no período de 01 a 31 de maio e inscrever seus projetos.

O Fundo Social do Sicredi tem a finalidade de apoiar projetos desenvolvidos por entidades que, em virtude do valor recebido, gerem benefícios e melhorias para as pessoas que vivem nas comunidades onde a instituição financeira cooperativa está presente, evidenciando as causas de Cidadania Corporativa do Sicredi que são Cooperação, Educação e Desenvolvimento Local.

Em 2020, a Sicredi Ouro Verde MT destinou R$961 mil para apoiar 101 iniciativas por meio do Fundo Social, sendo a metade destes recursos investidos em projetos ligados à Saúde, no combate à pandemia. Na avaliação do presidente da cooperativa, Eledir Pedro Techio, o Fundo Social incentiva as entidades a desenvolverem cada vez mais projetos com benefícios coletivos. “Os associados cedem parte daquele valor que iria de retorno para eles para que possamos contribuir com as entidades. Então, na realidade, são os nossos 90 mil associados que estão contribuindo, por meio da cooperativa, com o desenvolvimento das comunidades. São pessoas ajudando pessoas”, destaca.

A gerente de Comunicação e Marketing da cooperativa, Rosane Vilas Boas, orienta que as entidades estejam atentas aos requisitos do edital e também inscrevam projetos passíveis de execução neste cenário de pandemia. “Podem ser inscritas iniciativas que têm um olhar para a cooperação, para educação de qualidade, para o desenvolvimento local, principalmente priorizando o benefício da saúde, do bem-estar da população, a igualdade de gênero, a redução de desigualdades na comunidade, projetos que tenham como objetivo promover a paz, a justiça, sejam eles projetos que já estejam acontecendo ou que precisem de recursos para que aconteçam”, reforça.

Como participar

O regulamento do Fundo Social está disponível na Plataforma Sicredi na Comunidade www.sicredinacomunidade.com.br. Para participar, a entidade precisa ser legalmente constituída com Estatuto Social e CNPJ, ser associada e possuir movimentação regular com a Sicredi Ouro Verde MT, além de estar com toda a documentação em dia. Outro ponto importante é que a entidade aplique o recurso conforme descrito no projeto.

Na plataforma Sicredi na Comunidade, as entidades devem preencher o formulário e anexar os documentos relacionados ao projeto. Após o prazo de inscrições, a segunda etapa do processo será a avaliação dos projetos, que passarão por dois comitês, um local (agências) e outro regional (cooperativa), no mês de junho. Em julho, a cooperativa comunicará as entidades beneficiadas e fará a divulgação no site.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet