NOTÍCIAS | NOVO PRODUTO DO SISTEMA OCB/MT PARA AS COOPs
Quarta-Feira, 23 de Novembro de 2022, 09h:00
Radar de Oportunidades do Cooperativismo em Mato Grosso
Primeiro levantamento identificou 16 oportunidades de investimento

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Radar de Oportunidades do Cooperativismo em Mato Grosso

Primeiro levantamento identificou 16 oportunidades de investimento

O Sistema OCB/MT lança o Radar de Oportunidades do Cooperativismo, que tem como objetivo monitorar as tendências de investimentos de mercado para os todos os segmentos do cooperativismo em Mato Grosso. A ferramenta é um novo serviço do Sistema OCB/MT para as cooperativas de Mato Grosso, que vai mapear as oportunidades de investimentos e fornecer subsídio para embasar decisões empresariais assertivas, visando direcionar o fluxo de investimentos para pesquisas e produtos que estejam de acordo com as tendências de mercado.

“O relatório do Radar de Oportunidades do Cooperativismo é um material que vem para auxiliar no direcionamento de novos produtos e serviços das

Radar de Oportunidades do Cooperativismo em Mato Grosso

O novo serviço do Sistema OCB/MT para as cooperativas e mercado foi destaque no jornal A Gazeta.

cooperativas de Mato Grosso. O relatório vai apresentar suas análises regionais e a expectativa da OCB/MT é direcionar de uma maneira mais precisa as particularidades regionais do estado, aliado as tendências de mercado, os novos investimentos nas cooperativas. Com esses dados a OCB/MT vai dar direcionamentos de estudos técnicos mais precisos visando o fomento de novos negócios do setor em Mato Grosso”, avalia Tainá Heinzmann coordenadora da área técnica da OCB/MT.

A partir das oportunidades mapeadas e calculadas como oportunas, será quantificada como demanda em potencial para a equipe técnica da OCB/MT realizar análises através de estudos técnicos de maneira mais aprofundada. As oportunidades serão analisadas de forma regional, considerando a aptidão socioeconômica das sete macrorregiões de Mato Grosso.

O monitoramento será calculado pelo Índice de Oportunidade do Cooperativismo (IOC) para ser realizado a análise de dados com o intuito de avaliar se a oportunidade é passível de um estudo técnico mais profundo pela equipe da OCB/MT. Cada indicador analisado será chamado de KPI e receberá uma nota de 0 a 4 por região de MT, sendo: 0= Inoportuno, 1=pouco provável, 2=neutra, 3=favorável e 4=muito favorável.

Serão levantadas as tendências de oportunidades de investimento junto ao mercado de todos os sete ramos do cooperativismo. A atualização do Radar de Oportunidades é semestral, sendo divulgado em novembro e em maio. As oportunidades identificadas serão acumuladas por um semestre, totalizando as oportunidades do ano vigente levantadas. Desta forma, ao iniciar um novo ano será iniciado outro ciclo de levantamentos e cálculos de oportunidades por ramo.

PRIMEIROS RESULTADOS DO RADAR DE OPORTUNIDADES
No primeiro levantamento do Radar foram detectadas 16 oportunidades, sendo que três oportunidades tiveram nota com potencial para elaboração de estudo técnico acima de 3 na média estadual. Mas isso não significa que as demais oportunidades não são passíveis de estudo técnico, visto que as análises consideraram a aptidão de negócios em cada região. Entre as oportunidades estão a Energia fotovoltaica nas cooperativas, para as cooperativas de crédito; Investimento na capacidade produtiva de farelo e óleo de soja, para as cooperativas agropecuárias e a modernização tecnológica nos garimpos, para as cooperativas do ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços.

 DOWNLOAD DOS ESTUDOS E METODOLOGIA   

Para maiores informações dos estudos e metodologia usados pelos técnicos da OCB/MT no primeiro levantamento do novo serviço dos Sistema OCB/MT para as cooperativas de Mato Grosso e o mercado, basta fazer o  dowload dos materiais, que está no final da matéria. 

SISTEMA OCB/MT - A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT – é uma entidade formada por três instituições que fazem papéis distintos e ao mesmo tempo interligados, focados no suporte às cooperativas: OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso; Sescoop/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso; e o I.Coop – Faculdade.

REDES SOCIAIS DO SISTEMA OCB/MT
ocbmt.coop.br
instagram.com/sistemaocbmt
facebook.com/Sistemaocbmt
linkedin.com/company/sistemaocbmt

 

Anexos:

  • RADAR DE OPORTUNIDADES PARA AS COOPs MT - ESTUDOS.pdf (Download)
  • RADAR SISTEMA OCBMT_METODOLOGIA (1).pdf (Download)

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet