Na última sexta-feira, 10 de janeiro, Nova Ubiratã foi marcada por um momento de expansão do cooperativismo mato-grossense, com a criação da COPANORTE – Cooperativa Agropecuária do Norte do Mato Grosso. Na ocasião, estive-ram presentes o Presidente da OCB/MT, Nelson Picolli, o Superintendente do Sistema OCB/MT, Frederico Azevedo, a Gerente de Desenvolvimento de Coo-perativas do SESCOOP MT, Maria Gladis, e a Assessora Jurídica da OCB/MT, Valéria Grecco, que reforçaram o apoio integral da instituição às novas organi-zações cooperativistas.
Voltada para o ramo agropecuário, a COPANORTE surge com a missão de im-pulsionar o desenvolvimento sustentável na região, oferecendo suporte aos produtores rurais na comercialização de grãos, compra de insumos e fertilizan-tes, além de promover ações sociais e econômicas para a comunidade local.
O presidente da cooperativa, Edson Luis Zimmermann, enfatizou a relevância da mesma para a economia local. "A constituição dessa cooperativa vai agregar muito no fluxo sustentável e, com isso, gerar empregos para as pessoas, fomen-tando a economia da cidade. O principal objetivo, é oferecer suporte aos produ-tores, tanto na compra como na venda de produtos, como grãos, insumos agrí-colas e fertilizantes".
O Superintendente do Sistema OCB/MT, Frederico Azevedo, destacou a impor-tância do cooperativismo como ferramenta de transformação e reafirmou o com-promisso da instituição em apoiar novos projetos desde o início.
"A missão do Sistema OCB/MT é ser um pilar de suporte para o desenvolvimen-to das cooperativas, atuando como um parceiro estratégico em cada fase desse processo. Nosso compromisso é fortalecer o cooperativismo no estado, de-monstrando que, por meio da união e cooperação, podemos alcançar ótimos resultados. A COPANORTE representa não apenas uma nova força no cenário cooperativista, mas também um exemplo do que podemos alcançar quando unimos esforços e ideias”.
O surgimento da COPANORTE marca um novo capítulo para o cooperativismo do estado. Com o apoio do Sistema OCB/MT, a cooperativa se posiciona para se tornar um motor de desenvolvimento econômico e social, trazendo benefícios não apenas para seus membros, mas para toda a comunidade. Este é apenas o começo de uma jornada que promete transformar a região e consolidar ainda mais os valores cooperativistas que promovem um futuro próspero e sustentá-vel.