NOTÍCIAS | CRÉDITO
Sexta-Feira, 28 de Outubro de 2022, 09h:01
MT: Inovação e sustentabilidade são focos de fórum das cooperativas de crédito
Mais de 200 lideranças cooperativistas participaram

Assessoria Sistema OCB
Brasília / DF
noticias@ocbmt.coop.br

A inovação e a sustentabilidade como pilares para desenvolver o cooperativismo de crédito foi o tema do Fórum das Cooperativas do Ramo Crédito, realizado pelo Sistema OCB/MT, no dia 25/10. A superintendente e o coordenador do Ramo Crédito do Sistema OCB, Tania Zanella e Thiago Borba, fizeram exposições sob o aspecto institucional e técnico da Lei Complementar (LC) 196/22, que atualizou a Lei que rege as cooperativas de crédito – LC 130/2009.

Tânia abordou o cenário político e ressaltou a reeleição de 80% do quadro de parlamentares cooperativista. Para a 57ª Legislatura, são, até o momento, 153 cadeiras no Congresso comprometidas com o movimento. A superintendente fez ainda uma análise da articulação do Sistema desde a tramitação até a aprovação, uma vez que a lei em vigor é fruto de construção e entendimento do Sistema OCB, do Banco Central do Brasil e da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).

“O reconhecimento do nosso movimento ficou mais evidente com a aprovação desta Lei, que uniu órgão regulador, o Parlamento e dirigentes cooperativistas em sua formulação. Foram muitas discussões até chegarmos a um acordo que originou o Projeto de Lei Complementar 27/20. A aprovação em aproximadamente dois anos de tramitação é considerada um recorde, se considerarmos que a média é de dez anos. Nossos esforços agora é para avançarmos na regulamentação de alguns dispositivos da Lei”, discorreu a superintendente.

Thiago Borba, por sua vez, fez uma exposição técnica sobre as inovações constantes na LC 196/22, divididas em três blocos de abordagem: governança; conceitual e estrutural; e operacional. “Já estamos em tratativas com o Banco Central pela regulamentação de dispositivos da Lei em vigor.

Além diretoria do Sistema OCB/MT, o evento contou com exposições do chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias (Banco Central), Harold Espínola; do diretor do Sicoob e autor do livro “Cooperativismo Financeiro na década de 2020: sem filtros”, Ênio Meinem; do gerente de Estratégia de Open Finance na Bip Brasil, Vagner Cunha; do secretário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Angelo Mazzillo Júnior; do secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda; do superintendente do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer; e outras lideranças do coop.

Mato Grosso conta com 18 coops de crédito e 256 filiais, que prestam atendimento em 126 municípios, sendo que em 40 deles a única instituição financeira é a cooperativa. O segmento congrega 885.182 cooperados e gera 5.831 empregos diretos em sua rede Sicredi, Sicoob, CrediSIS, Unicred e Cresol.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet