NOTÍCIAS | NOVO ESTATUTO SOCIAL E MODELO DE GOVERNANÇA
Sexta-Feira, 30 de Abril de 2021, 11h:49
Lideranças aprovam mudanças na OCB/MT
Novo Estatuto Social e Modelo de Governança

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

A Assembleia foi realizada totalmente virtual devido a pandemia do COVID-19.

A Assembleia foi realizada totalmente virtual devido a pandemia do COVID-19.

 Presidentes e lideranças das cooperativas de Mato Grosso e do Sistema OCB Nacional, participaram das assembleias gerais extraordinárias e ordinárias, da Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – OCB/MT. A Assembleia foi realizada totalmente virtual devido a pandemia do COVID-19. Na pauta temas de interesse do setor e as mudanças no Estatuto Social e na estrutura de governança sistêmica.

A Assembleia Geral Extraordinária aprovou por unanimidade o novo Estatuto Social da OCB/MT, que tem como proposta modernizar suas diretrizes visando melhorar regras de governança corporativa. O novo escopo visa atualizar a estrutura de órgãos da OCB/MT, com a criação de uma Diretoria Executiva, composta pelo presidente, vice-presidente, o diretor de relações Institucionais, os superintendentes da OCB/MT e do Sescoop/MT, fato inédito no sistema representativo cooperativista nacional.

Para o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, “o novo estatuto e o novo modelo de governança são mudanças necessárias para que a dinâmica do Sistema OCB/MT melhore. É um processo evolutivo, que vem para consolidar as ações sistêmicas e atender, da melhor forma, os cooperados, que são a nossa razão de ser. O que pretendemos é que essas mudanças diminuam a distância até os cooperados”.

O vice-presidente do Sistema OCB/MT, João Carlos Spenthof, ressaltou que “esse modelo de governança aprovado pela assembleia já estava funcionando na prática, e os resultados já são visíveis com a integração da diretoria executiva e o trabalho em sintonia do novo colegiado”. Spenthof, avalia ainda que “outro avanço dessa mudança foi a criação do comitê técnico executivo, que tem como proposta apoiar o trabalho do Conselho de Administração, da diretoria executiva e no processo de construção do planejamento estratégico”.

Nelson Piccoli, Diretor de Relações Institucionais, pontuou que com o novo modelo de governança, a instituição vai poder auxiliar as cooperativas de forma mais efetiva ainda. “Objetivamos fazer um trabalho voltado para as cooperativas, com integração e compartilhamento de conhecimento de todos os setores”, disse Piccoli.

Na Assembleia Geral Ordinária - AGO os presidentes das Cooperativas sediadas no Estado de Mato Grosso, deliberaram e aprovaram o Relatório de Gestão e Balanço Patrimonial do relatório referentes ao exercício de 2020, o Novo Organograma OCB/MT, reajuste de taxa de manutenção OCB/MT, entre outros assuntos.

Lideranças aprovam mudanças na OCB/MT

A AGO contou com a participação do presidente do Sistema OCB Nacional, Mário Lopes de Freitas e do superintendente, Renato Nóbili

Foi apresentado o cenário do cooperativismo mato-grossense que fechou 2019 com mais de 500 mil pessoas associadas a uma das 165 cooperativas registradas, que empregam mais de 10 mil pessoas. Em menos de 20 anos o cooperativismo em Mato Grosso cresceu 436%. Saiu de uma participação de 9,37% da população envolvida nesse modelo econômico no ano 2.000 para 50,23% em 2019 e registrou um faturamento de mais de 12 milhões de reais.

“Enquanto o Brasil fala de desemprego e fechamento de empresas, nenhuma cooperativa foi fechada em 2020 por conta da pandemia da COVID-19, pelo contrário, 16 novas cooperativas foram constituídas, com a participação de 430 cooperados e a contratação de 164 funcionários, o que representa um crescimento”, disse o presidente Onofre Cezário de Souza Filho.

A AGO contou com a participação do presidente do Sistema OCB Nacional, Mário Lopes de Freitas e do superintendente, Renato Nóbile, que falaram do crescimento do cooperativismo no mundo, no Brasil e em Mato Grosso.

“Apesar da pandemia que assola o mundo, as cooperativas tiveram uma capacidade de resiliência extraordinária. Só as cooperativas agropecuárias tiveram em 2020 um desempenho, na média brasileira, na ordem de 14%, e por 54% da produção agrícola; as cooperativas de crédito estão dando exemplo para o mundo, e fechou o ano com um crescimento médio nacional de 24%, enquanto o sistema financeiro não cresceu 2 dígitos. Os números de desempenho mostram que a sociedade quer o modelo cooperativista e que as cooperativas estão conquistando a confiança da sociedade”, ressaltou o Márcio Lopes de Freitas.

O programa nacional Dia de Cooperar foi outro destaque do presidente da OCB. Ele conclamou o Sistema de Mato Grosso a participar de uma campanha nacional, denominada Dia da Solidariedade, para uma grande arrecadação de alimentos. “Hoje o que nós temos de mais frágil e vulnerável no Brasil é a fome, com o alto índice de excluídos e desempregados. A proposta é de uma grande campanha de doação de alimentos com a participação de todas as cooperativas. Uma grande mobilização solidária, um ato de humanidade das nossas cooperativas. A campanha já conta com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que aceitou ser a madrinha do Dia da solidariedade”, disse Freitas.

A proposta foi aceita pela Assembleia, que também aprovou as iniciativas apresentadas pelo Sistema OCB/MT de realizar a doação de pelo menos 50 mil cestas básicas a populações atingidas pela pandemia em Mato Grosso, através das cooperativas até o final do ano. Além disso realizar lives mensais sobre transtornos e tratamentos decorrentes da pandemia, através das cooperativas de saúde, e ainda realizar em conjunto com o Sescoop/MT e I.coop, cursos técnicos voltados a negócios na pandemia, que visem reestruturar a vida das pessoas nesse período pandêmico.




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet