O Brasil conta com quatro Faculdades voltadas para a educação cooperativista: I.COOP - Faculdade do Cooperativismo (MT), ESCOOP – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (RS), Faculdade Unimed (MG) e Favoo (Coop) - Faculdade Cooperativista da Região Norte (RO). Cada uma trabalha com uma estrutura e serviços individuais. Mas essa história pode mudar. No dia 05 de abril de 2022 foi realizada a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT), da Rede Corporativa Cooperativa do Cooperativismo Brasileiro, visando construir uma agenda sistêmica.
O presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho e a diretora acadêmica do I.COOP, Tatiane Gisele Perondi, estavam presentes em Brasília, considerado um momento histórico para a educação cooperativista. “Foi um dia histórico. Foi um passo importante pois todas as quatro faculdades, juntamente com o Sistema OCB, se uniram para planejar as próximas ações”, disse o presidente Onofre Cezário de Souza Filho.
Cezário disse ainda que “neste primeiro momento estamos fazendo um levantamento do trabalho desenvolvido por cada faculdade, o histórico da atuação de cada uma, e só depois construirmos um projeto para a educação corporativa do cooperativismo brasileiro. Ficou acordado de que vamos trabalhar com base em três pilares: o conhecimento, negócio e sustentabilidade”.
O GT da Rede Corporativa Cooperativa do Cooperativismo Brasileiro já conta com uma agenda interna para construir uma rede de conhecimento para os cooperados, lideranças e profissionais que atuam no setor. A criação de rede de ensino foi inspirada no Consórcio Internacional de Educação Coorporativa para Cooperativas, relançado em julho de 2021. O plano de trabalho conjunto visa otimizar os cursos que cada Instituição oferece para capacitar os mais diversos públicos das cooperativas brasileiras.
O Sistema OCB apoiará e disseminará as soluções educacionais do Consórcio de forma a fomentar o cooperativismo sobretudo por meio do 5º princípio que é a Educação, Formação e Informação.
Sobre o Consórcio Internacional – É formado por instituições de ensino que ofertam escolas de negócios com foco no cooperativismo. Hoje, 33 universidades espalhadas por 25 países fazem parte do consórcio e o Brasil está representado pelo Sistema OCB.
Entre as instituições do Consórcio estão: universidades como Oxford (Inglaterra), MIT Lab, Universidade de Missouri e do Wisconsin (EUA), Sorbonne BSA (França), Universidade de Trento e de Bolonha (Itália), Universidade de Mondragon (Espanha) e a ADG (Alemanha).
A rede atende e capacita seus cooperados com bolsas de estudos, intercâmbio entre alunos e professores, apoio para desenvolvimento conjunto de consultorias especializadas para promoção e avanços nos negócios cooperativistas.
Fonte: Com informações do Sistema OCB