NOTÍCIAS | AÇÕES E FERRAMENTAS PARA GERIR AS FINANÇAS
Quarta-Feira, 31 de Março de 2021, 08h:01
Educação Financeira é pauta constante do cooperativismo
Ações e ferramentas para gerir as finanças

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

A vida não está fácil pra ninguém. Essa é uma máxima para todos os brasileiros neste momento de pandemia que assola o mundo. A situação se complica ainda mais quando somado ao COVID-19 vêm as contas do dia a dia. Uma grande parte dos brasileiros tem pesadelo quando pensam no cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, prestações de casa e carro, carnês, crédito consignado, e muitos em como vão comprar comida para hoje.

Os números mostram essa realizada. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de brasileiros com dívidas atingiu o patamar de 66,5% em janeiro de 2021. O índice consta da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

E essa situação deve perdurar por um tempo, já que a pandemia não perde fôlego e o desemprego é também crescente. O ano de 2020, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), terminou com a taxa de desemprego no Brasil de 14,1%, atingindo 14 milhões de pessoas. E as consequências desses números prejudicam a saúde, a atenção e a produtividade, o que gera resultados negativos no trabalho e na vida pessoal.

Divulgação

Educação Financeira é pauta constante do cooperativismo

Juliana Rodrigues, Coordenadora de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi Centro Norte

O movimento cooperativista está atento a essa realidade e oferece inúmeras formas de lidar com o gerenciamento financeiro. As cooperativas de crédito têm programas especiais voltados para a educação financeira dos associados, dos funcionários e da comunidade onde estão inseridas.

O Sicredi Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará, Acre e Amazonas, tem mais de 500 mil associados, nas 9 cooperativas, possuiu no aplicativo do Sicredi na aba investimentos, o Gerenciador de Investimentos no qual é possível criar objetivos financeiros e ajudar na hora de fazer uma reserva Financeira. A Fundação Sicredi, tem ainda o Programa Nacional de Educação Financeira: Cooperação na Ponta do Lápis https://www.sicredi.com.br/site/napontadolapis/, que oferece um programa especial para ensinar as crianças com a ajuda da Turma da Mônica.

“As cooperativas que integram a Central Centro Norte impactaram 79 mil pessoas com o tema educação financeira apenas em 2020. Frisamos em nossas ações, que escolhas conscientes farão com que gastos não pensados ou mesmo supérfluos ocorram com menos frequência, sobrando para as emergências”, disse Juliana Rodrigues, Coordenadora de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi Centro Norte.

O Sistema Sicoob também investe pesado na educação financeira de seus associados, funcionários e comunidade onde está presente, com o propósito de mostrar o real significado do dinheiro e que tomar decisões financeiras sólidas, leva ao bem-estar e resiliência financeira. “E é por isso que educação, formação e informação são valores do cooperativismo”, complementa Patrícia Rego, da área de Governança e Sustentabilidade do Sicoob Central Rondon.

O Instituto Sicoob é um aliado importante para desenvolvimento de metodologias e programas que alcancem a comunidade onde o Sicoob está presente. O Instituto Sicoob atua em parceria com as

Divulgação

Educação Financeira é pauta constante do cooperativismo

Patrícia Rego, da área de Governança e Sustentabilidade do Sicoob Central Rondon.

cooperativas do Sistema, por meio de ações conjuntas e integradas e o engajamento de colaboradores voluntários formados pelo Instituto, que atende com hora, dia e tema desejado pelo cooperado.

“Anualmente realizamos palestras e estamos presentes nas agendas nacionais e internacionais de incentivo à disseminação da educação financeira: Semana Internacional do Investidor (WIW),Semana ENEF e em 2021, nossa primeira agenda externa é na Global Money Week (GMW), campanha anual de conscientização global com intuito de garantir que todas as crianças e jovens tenham acesso à educação financeira de alta qualidade, aprendam sobre questões financeiras e sejam capazes de tomar decisões financeiras inteligentes que possam melhorar sua resiliência financeira futura e seu bem-estar financeiro”, explica Patrícia Rego.

Divulgação

Educação Financeira é pauta constante do cooperativismo

Diretor de Negócios da Unicred MT, Talis Alexandre de Souza

“Nós da Unicred MT, enquanto uma sociedade de pessoas, nós entendemos que o cooperado precisa estar atento e informado sobre todas as situações que envolvem o seu relacionamento financeiro com a instituição e também com a sua situação financeira pessoal”, disse o Diretor de Negócios, Talis Alexandre de Souza. O diretor lembrou dos desafios do ano de 2020 por conta da pandemia do COVID-19 e disse que precisaram “mostrar que mesmo longe estavam perto do nosso cooperado e com isso implantamos uma série de metodologias de cursos, eventos para que o cooperado tivesse acesso a essas informações”.

A Unicred MT vem trabalhando muito forte com ações voltadas para a educação financeira. Uma delas é o projeto Coopera Finanças, de forma gratuita e totalmente online, repassa aos cooperados os principais conceitos de Cidadania Financeira, como orientações sobre sair do endividamento e dicas para ser um bom investidor. Outra iniciativa é Sua Saúde Financeira, que é uma plataforma própria do Sistema Unicred que disponibiliza uma infinidade de cursos para o cooperado. “Realizamos várias lives com temas pertinentes para que o cooperado tome a melhor alternativa para investir, e aliado a isso disponibilizamos a Plataforma de Investimentos exclusiva com fundos que combinam com o projeto de vida de cada cooperado, seja conservador, moderado ou arrojado. Na outra ponta, a Unicred MT promove treinamentos e cursos para os colaboradores para que auxiliem os cooperados”, pontuou Talis Alexandre de Souza.

A Organização das Cooperativas Brasileiras - Sistema OCB e o Banco Central se uniram para contribuir com a educação financeira, e formataram o curso Gestão de Finanças Pessoais. Um jeito simples e fácil de aprender a fazer uma boa gestão do seu dinheiro. O curso está disponível gratuitamente na plataforma Capacitacoop.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet