Morreu na noite desta terça-feira, no hospital Jardim Cuiabá, o ex-prefeito de Cuiabá, coronel José Meirelles, pai da atriz global Totia Meireles. Segundo informações de seus familiares, o coronel reformado do Exército passou mal na tarde de terça-feira e foi levado às pressas para o hospital, mas não resistiu e acabou morrendo à noite. A equipe médica que o atendeu, informou que o coronel foi vitima de um aneurisma.
Meirelles comandou a OCB-MT de março de 1981 a março de 1982. Segundo Adair Mazzotti, superintendente da OCB/Sescoop-MT, que trabalhou com José Meirelles, sua atuação foi decisiva para o cooperativismo no MT. “Cheguei em MT em 1981 e junto com Meirelles, definimos a instalação definitiva da OCB-MT no estado”, afirmou Mazzotti, que desde então atua na casa.
O coronel José Meirelles chegou a Mato Grosso na década de 80 para comandar o 9 Batalhão de Engenharia e Construção. Engenheiro, Meirelles comandou a abertura da BR-163 em Mato Grosso, de Cuiabá a Santarém, no Pará. Ele teve ainda participação decisiva na colonização da região Norte do Estado, ao lado de Ênio Pipino e outros desbravadores. Entre suas participações marcantes na história mato-grossense, o Coronel Meireles foi prefeito de Cuiabá em 1995, quando o então prefeito da época, Dante de Oliveira, também falecido, assumiu o governo do Estado.
Ele morava há 32 anos em Cuiabá. Amava Cuiabá e por aqui ficou, onde também fundou a creche São Francisco de Assis. O coronel José Meireles deixa esposa, oito filhos, entre eles a atriz global Totia Meireles, 19 netos e seis bisnetos. Seu corpo está sendo velado na Capela e Jardins, sala orquídea e o sepultamento será às 16h, no cemitério Bom Jesus de Cuiabá, no Parque Cuiabá.