NOTÍCIAS | CRÉDITO
Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 09h:55
Cooperativismo e a geração de emprego
Artigo do Presidente da Cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA, Marco Tulio Duarte Soares

Assessoria Sicredi Integração MT/AP/PA
Rondonópolis / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Assessoria

Cooperativismo e a geração de emprego

Presidente da Cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA, Marco Tulio Duarte Soares

O cooperativismo de crédito tem a capacidade de gerar transformações positivas na sociedade na retomada pós-pandemia. Esta é uma das bases da economia brasileira que tende a seguir em ascensão, visto que a crise fez com que mais pessoas se aproximassem e interessassem pelo modelo de soluções coletivas. Um exemplo disso, é a geração de emprego. Enquanto bancos convencionais fecharam agências e diminuem oferta de vagas, as cooperativas estão na contramão.

Segundo levantamento do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), entre março de 2020 e fevereiro de 2021, as cooperativas geraram mais de 3 mil novos postos de trabalho. A tendência para esse ano é aumentar não apenas essas vagas, mas também os cooperados e a popularidade deste modelo de união.

Apenas no Brasil, cerca de 50 milhões de pessoas dependem direta ou indiretamente do sistema como fonte de renda. E esses números comprovam a relevância das cooperativas para o mercado. Considerando o período entre 2014 e 2018, houve um crescimento de 17,8% na geração de empregos em função do cooperativismo. As oportunidades preenchidas chegaram a 425,3 mil em 2018. Os dados são do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2019, publicação da OCB.

Seguindo essa tendência, a Cooperativa Sicredi Integração MT/PA/AP completou 100 contratações somente nos primeiros meses de 2022. É uma felicidade para nós, sabermos que, além de impactar a vida dos mais de 72 mil associados, também estamos promovendo crescimento e desenvolvimento para nossos colaboradores e suas famílias em cada município onde estamos. Um recurso que impacta não somente a vida do indivíduo, mas que gera riqueza e renda para toda a região.

A Cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA é uma instituição financeira cooperativa associada ao Sistema Sicredi S.A comprometida com o crescimento e desenvolvimento dos locais onde atua. Com mais de 72 mil associados, está presente em mais de 33 municípios, sendo 11 no Mato Grosso, 6 cidades no Pará e em todo o Estado no Amapá.

Vale destacar ainda que o sistema Sicredi está presente em mais de 1,5 mil municípios, e conta com mais de duas mil agências e 30 mil colaboradores. Ao todo, são mais de cinco milhões de associados em 108 cooperativas de crédito espalhadas por todo o país, um cenário que possibilitou apenas nos últimos 12 meses, a viabilização de mais de cinco mil postos de emprego nas mais diversas áreas.

Tantos índices positivos demonstram, na prática, os benefícios do cooperativismo. A horizontalidade da participação permite que todos tenham voz ativa. Isso faz com que as demandas sejam levadas a sério e pautem decisões coletivas. O resultado é uma abordagem na qual o crescimento econômico anda junto com o desenvolvimento de cada indivíduo da sociedade.

Marco Tulio Duarte Soares é presidente da Cooperativa Sicredi Integração MT/PA/AP.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet