NOTÍCIAS |
Sexta-Feira, 24 de Junho de 2022, 10h:22
Cooperativas participam do Seminário de Mineração do Norte de Mato Grosso
De 19 a 21 de julho, em Guarantã do Norte

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Cooperativas participam do Seminário de Mineração do Norte de Mato Grosso

Durante o Seminário será realizado o Fórum das Cooperativas do segmento Mineral

A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (Sistema OCB/MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso (Sescoop/MT), em conjunto com a Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso (Fecomin) e a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) estão organizando a 3ª. Edição do Seminário de Mineração do Norte de Mato Grosso, que será realizado nos dias 19 a 21 de julho próximo, com entrada gratuita, no Auditório da Faculdade Unifama em Guarantã do Norte (MT).

O Norte de Mato Grosso ocupa hoje posição de destaque na mineração brasileira. Além da produção de bens minerais, a região ostenta uma variedade grande de empreendimentos e um enorme potencial de crescimento, se firmando cada vez mais como o foco de interesse de todo o setor no País.

Durante o Seminário será debatido esse cenário e discutida pautas e propostas envolvendo todas as escalas de produção e os novos padrões de sustentabilidade voltados à mineração.

O presidente da Fecomin, Gilson Camboim, ressalta que “é importante a participação das cooperativas do setor mineral, pois nesses eventos temos a oportunidade de reforçar a necessidade por políticas públicas para o desenvolvimento da atividade, um dos principais gargalos do nosso setor”.

O cooperativismo do segmento mineral será um dos temas debatidos pelo Sistema OCB/MT em apoio ao Setor, em um painel, no dia 20/07. “Nesse painel do Seminário vamos realizar o Fórum do Segmento Mineral, com o objetivo de fomentar o setor, discutir gargalos e apresentar oportunidades de desenvolvimento da mineração de pequena escala em Mato Grosso e os processos de gestão”, disse o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo.

Atualmente, Mato Grosso tem 11 cooperativas de mineração filiadas ao Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT. Nelas, os relatórios de 2020 da OCB/MT apontam a existência de 7.209 associados, que atuam com os mais diversos produtos, que vão dos metais até argila, areia, cascalho, entre outros.

Na programação do Seminário de Mineração do Norte de Mato Grosso diversos os temas estão pautados, como os programas de pesquisa mineral conduzidos por empresas, estado da arte e lacunas do conhecimento geológico da Província Mineral de Alta floresta/Juruena-Teles Pires, meio ambiente, questões sociais e governança na pesquisa mineral e mineração no Norte de Mato Grosso, regulação mineral da pequena mineração, desafios do licenciamento ambiental da pequena mineração (ESG e ODS), modelo de convivência entre cooperativas de garimpeiros e empresas e certificação do cooperativismo mineral.

No terceiro dia do evento haverá visitas técnicas a operações de lavra na região, onde os participantes poderão conhecer os métodos de produção utilizados e as práticas ambientais que estão sendo aplicadas nas frentes de lavra, incluindo projetos comunitários.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO
Dia 19/07
08:00 às 08:30 - Abertura e Boas-Vindas
08:30 às 10:00 - Painel 1. Programas de pesquisa mineral conduzidos por empresas: avanços e desafios
10:00 às 10:15 - Coffee Break
10:15 às 12:00 - Painel 2. Estado da arte do conhecimento geológico da Província Mineral de
Alta Floresta/Juruena - Teles Pires
12:00 às 13:30 - Almoço
13:30 às 15:00 - Painel 3. As grandes lacunas do conhecimento geológico da Província Mineral de Alta Floresta/Juruena - Teles Pires
15:00 às 15:15 - Coffee Break
15:15 às 17:00 - Painel 4. Meio Ambiente – Questões Sociais/Comunidades – Governança
(ESG) na pesquisa mineral e mineração no Norte de Mato Grosso

Dia 20/07
08:00 às 08:30 - Boas-Vindas
08:30 às 10:00 - Painel 1. Apresentação do Sistema OCB/MT em apoio ao Setor
10:00 às 10:15 - Coffee Break
10:15 às 12:00 - Painel 2. Regulação mineral da pequena mineração
12:00 às 13:30 - Almoço
13:30 às 15:00 - Painel 3. Desafios do Licenciamento ambiental da pequena mineração, ESG e ODS
15:00 às 15:15 - Coffee Break
15:15 às 17:00 - Painel 4. Modelo de Convivência entre cooperativas de garimpeiros e empresas
17:00 às 18:00 - Painel 5. Certificação no Cooperativismo Mineral

Dia 21/07
Visita técnica em áreas de garimpo

MAIS INFORMAÇÕES:
As cooperativas que queiram participar do evento, devem realizar a inscrição no link: https://docs.google.com/forms/d/1wzHMwWSz8JfFdMGILm9Xf3Dv9m6uY5j0KuJ_oyP9bLo
Maiores informações sobre o Seminário pelos e-mails: metamatguaranta@gmail.com e fecomin@fecomin.com.br

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet