NOTÍCIAS |
Terça-Feira, 21 de Maio de 2024, 10h:05
Congresso Brasileiro do Cooperativismo define metas prioritárias para próximos 5 anos

Da assessoria | Pau e Prosa Comunicação

15 cbc

 

O Sistema OCB/MT participou do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), realizado de 14 a 16 de maio, em Brasília (DF), que também celebrou o 55º aniversário da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Com o tema “Projetando um futuro mais coop”, o evento definiu 100 diretrizes estratégicas que delinearão o futuro do movimento em todo o país. Destas, 25 foram escolhidas como prioritárias, com base nos critérios-chave “impacto” e “urgência”, para orientar o planejamento estratégico do Sistema OCB para o período de 2025 a 2030.


Reconhecido como o maior e mais importante evento no cenário cooperativista, o 15º CBC contou com a participação do presidente do Sistema OCB/MT, Nelson Piccoli, do vice-presidente, João Carlos Spenthof, do diretor de relações institucionais, Ricardo Balbinoti do superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo, e do superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti. Ao todo foram mais de 100 representantes de Mato Grosso, entre membros das cooperativas e colaboradores do Sistema OCB/MT. Todos puderam participar, de forma democrática, da escolha das propostas, em um processo inclusivo e participativo que refletiu o compromisso do movimento em envolver seus membros na definição de metas e diretrizes para o futuro.


Nelson Piccoli definiu o evento como uma oportunidade maravilhosa, onde os participantes puderam “adquirir conhecimento sobre o cooperativismo brasileiro e, também, sobre as tendências mundiais nesse mundo de transformação em que estamos vivendo”. O presidente do Sistema OCB/MT ressaltou ainda o processo de definição do planejamento estratégico. “Isso é um fato inédito, porque até então nós recebíamos lá na ponta algo direcionado, feito por equipes competentes, porém não com a visão de nossos colaboradores, diretores e presidentes de cooperativas do Brasil todo”, enalteceu.


O evento, segundo ele, serviu para que todos pudessem renovar a certeza de que estão no caminho certo. “Foi um grande encontro aonde todos retornamos aos nossos lares com um novo ânimo, uma nova missão e com certeza atingiremos o objetivo que é a essência do cooperativismo: criar oportunidade para as pessoas. Além de melhorar a sua atividade, que também possam dar resultado para que a sociedade se beneficie de todo o trabalho do cooperativismo brasileiro e mundial”, finalizou.


Diretrizes: As diretrizes foram definidas pelos cerca de três mil participantes com base nas palestras e debates realizados durante o congresso e estão dentro de sete área.


Comunicação
Definir públicos estratégicos, selecionar canais de comunicação e adaptar a linguagem para atingir todos os públicos de forma eficaz, acessível e inclusiva. Promover ações de sensibilização e engajamento da comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os princípios benefícios do cooperativismo, por meio de eventos, campanhas educativas e programas de educação continuada.

Cultura Cooperativista
Difundir o cooperativismo na educação formal brasileira em todos os níveis (do ensino básico ao técnico e superior), por meio de parcerias com a escolas, universidades e órgãos educacionais. Promover a formação das lideranças cooperativistas para fortalecer o seu papel como promotoras e multiplicadoras da cultura cooperativista dentro de suas organizações e no movimento.

ESG Ambiental
Comunicar à sociedade brasileira e internacional os impactos positivos das ações ambientais realizadas pelas cooperativas. Promover educação ambiental dos cooperados e colaboradores para conscientizar e orientar as práticas das cooperativas.

ESG Gestão
Aprimorar as qualificações das lideranças e cooperados em gestão, fortalecendo as habilidades e conhecimentos para promoção de uma gestão eficaz, estratégica e orientada para resultados. Promover programas de incentivo para uma maior participação de jovens e mulheres na gestão da cooperativa.

ESG Governança
Capacitar os dirigentes a fim de garantir uma cultura de tomada de decisão baseada em dados. Promover a sucessão nas cooperativas, com diretrizes claras e aplicáveis, de forma a garantir a perenidade e a sustentabilidade dos negócios.

ESG Social
Investir no desenvolvimento profissional e educacional dos cooperados e colaboradores, oferecendo oportunidades de aprendizado contínuo, programa de capacitação e incentivos para o aprimoramento de habilidades visando promover o crescimento pessoal e profissional de todos. Realizar estudos que demonstrem os benefícios e impactos positivos da presença das cooperativas no desenvolvimento social das comunidades onde estão inseridas.


Inovação

Promover a prática da intercooperação como ferramenta para potencializar a inovação e reduzir custos com tecnologias nas cooperativas. Promover uma maior disseminação das soluções em inovação e tecnologia disponibilizadas pelo Sistema OCB para as cooperativas.


Intercooperação

Ampliar a conscientização para o consumo dos produtos e serviços das cooperativas dentro do próprio sistema cooperativista. Promover eventos, encontros, feiras, intercâmbios e fóruns para fortalecimento da intercooperação entre diferentes ramos e cooperativas.


Negócios
Capacitar lideranças e equipes cooperativas para desenvolver uma mentalidade orientada para as necessidades dos clientes e/ou cooperados, com foco na agregação de valor. Expandir o uso de novas tecnologias e inovação, como inteligência artificial, pelas cooperativas para gerar automações, ganho de eficiência e impulsionar o crescimento dos negócios.
Promover a prática da intercooperação como ferramenta para potencializar os negócios das cooperativas. Promover ações de educação e conscientização tanto para os cooperados quanto para as comunidades em geral, destacando os benefícios econômicos e sociais do cooperativismo como modelo de negócio estável.

Representação
Ampliar o relacionamento entre o sistema cooperativista e os três poderes, incluindo o Ministério Público e os tribunais de contas, na construção de legislações e políticas públicas de interesse do cooperativismo em âmbito estadual e nacional. Atuar junto ao Governo Federal para adequar a tributação do INSS de cooperado autônomo.
Atuar pela defesa do ato cooperativo nas legislações, normativos tributários e decisões judiciais. Fortalecimento da Lei 5.764/71, com a modernização de dispositivos que ampliem a transformação digital e as fontes de financiamento das cooperativas.
Reforçar fontes orçamentárias e adequar linhas de crédito oficiais para todos os segmentos de cooperativismo, garantindo a continuidade das atuais políticas de fomento ao modelo de negócio cooperativista.

 Link para as fotos: FOTOS 15º CBC




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet