NOTÍCIAS | CRÉDITO
Quarta-Feira, 05 de Outubro de 2022, 12h:01
Abertas as inscrições para o prêmio Reconhecimento Inovação com Propósito
Reconhecimento das cooperativas financeiras que inovam

Assessoria Sistema OCB
Brasília / DF
noticias@ocbmt.coop.br

Abertas as inscrições para o prêmio Reconhecimento Inovação com Propósito

Reconhecimento das cooperativas financeiras que inovam

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do prêmio Reconhecimento Inovação com Propósito no Brasil (RECIP 2022). A iniciativa da Federação Nacional dos Bancos (Fenasbac) é apoiada pelo Sistema OCB e pelo Banco Central do Brasil (BCB) e tem como objetivo reconhecer as cooperativas financeiras que inovam e servem de referência para orientar a gestão para a inovação. As coops têm até o dia 25 de outubro para realizar inscrição.

“As ações inovadoras estão no DNA do cooperativismo, que é comprometido em levar prosperidade e desenvolvimento para toda sociedade. Essa premiação é mais um reconhecimento da atuação das cooperativas de crédito no Sistema Financeiro Nacional. Além disso, é a partir da pesquisa feita com as cooperativas, que o Instituto Fenasbac pode elaborar um panorama científico anual sobre o coop financeiro no país. Estamos ansiosos para esta segunda edição, que incluiu também as práticas de ESG [ambiental, social e governança] para avaliar as chamadas Finanças Verdes”, destacou o presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas.

As ações das cooperativas inscritas para a segunda edição serão base para a publicação do Panorama Nacional de Inovação com Propósito ESG no Cooperativismo Financeiro. O documento mapeará a capacidade de inovação do setor com referenciais sobre gestão para inovação atreladas às práticas sustentáveis, que seguem propósitos do cooperativismo e contribuem com a expansão do coop de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Além dos requisitos relacionados a Inovação participativa; Desenvolvimento de capacidades, estruturas e recursos; Comportamento Inovador, Inovação colaborativa; e Inovação com propósito, o RECIP 2022 vai contemplar e avaliar questões ambientais, sociais, de governança e de financiamento verde dentro do cooperativismo financeiro. Os dados sobre ESG, cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Finanças Verdes, que são ações financeiras estruturadas para garantir resultados para a transição de uma economia mais verde, serão coletados e fornecidos ao Banco Central.

As cooperativas terão até 25 de outubro para se inscreverem com preenchimento de questionário disponibilizado pela Fenasbac. O processo de seleção, pelo Comitê Gestor do Recip, será realizado entre os dias 26 de outubro e 11 de novembro. A publicação do Panorama Nacional de Inovação com Propósito no Cooperativismo Financeiro está prevista para 8 de dezembro. Nos meses de dezembro e janeiro, serão feitas as entrevistas com as coops elegíveis e em julho de 2023 ocorrerá a cerimônia de premiação.

Confira aqui quais coops foram premiadas na primeira edição do Recip.

 

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet