Neste 16 de março de 2023 o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso - Sistema OCB/MT, que nasceu como OCEMAT, comemora meio século de fundação. A data foi lembrada e comemorada pelas lideranças e colaboradores com uma festa cheia de lembranças e orgulho pela trajetória da Organização que hoje impacta na vida de mais de 50% da população que vive em Mato Grosso.
“Nesses últimos 50 anos, o movimento cooperativista passou por inúmeras transformações e é inegável de que foi e é fundamental para o crescimento do estado de Mato Grosso. Em 1973 Mato Grosso e Mato Grosso do Sul eram um só estado com uma população, segundo o IBGE, de 1,5 milhão de habitantes, hoje já somos mais de 3,5 milhões”, ressaltou o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.
O presidente destacou que “essa trajetória foi construída por lideranças que dedicaram seu tempo e conhecimento para tornar o Sistema OCB/MT como o representante de um modelo de negócio, que
busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Um caminho que mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo”.
O superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti, que foi presidente da antiga Ocemat em 1984, disse que “comemorar esses 50 anos é a oportunidade de ter vivenciado instantes de crescimento, de desenvolvimento e de ciclos que a Organização e o cooperativismo passaram. Como a vida é feita em ciclos eu tive essa oportunidade de vivenciar diversos desses ciclos, mas sempre com o olhar de desenvolvimento, de crescimento, de promoção do progresso das
pessoas que formam a base de cooperativismo, que são os associados, através das cooperativas e do Sistema OCB/MT. É sempre uma honra poder participar desse processo e contribuir com todo esse crescimento do estado. Estou aqui há 42 anos participando do processo de construção do cooperativismo mato-grossense, mas quem viu lá atrás e vê hoje não consegue entender a evolução e crescimento do cooperativismo em Mato Grosso”.
“Esses 50 anos mostram o quanto o Sistema OCB/MT foi e é importante para a difusão e crescimento do cooperativismo, dos negócios do cooperativismo, e apesar de ter passado 50 anos, o cooperativismo é a coisa mais moderna que existe hoje. Ficamos felizes em compor hoje uma entidade que foi formada com muito esforço, com muita colaboração, das diretorias que nos antecederam, da diretoria atual, das superintendências e dos colaboradores que fizeram essa história, porque a história é construída em cimento e foi uma bela construção. Quando se olha para trás temos a certeza de que o futuro é de sucesso, porque o passado foi construído para ser um sucesso”, disse o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo, que participa do time desde o final de novembro de 2020.