Quinta-Feira, 02 de Fevereiro de 2023, 08h:09

Realizado novo diagnóstico das Cooperativas de Leite de MT

Elaborado pelo Imea em parceria com o Sistema OCB/MT

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT

Realizado novo diagnóstico das Cooperativas de Leite de MT

Relatório foi entregue oficialmente aos superintendentes do Sescoop/MT e da OCB/MT, gerente e técnicos

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (Sistema OCB/MT), elaborou em 2022 o Diagnóstico das Cooperativas de Leite registradas no Sistema OCB/MT, e entregue oficialmente, aos superintendentes do Sescoop/MT e da OCB/MT, gerente e técnicos, no dia 20 de janeiro.

O objetivo principal do diagnóstico é de demonstrar a importância das cooperativas de leite para o desenvolvimento tecnológico e produtivo de seus cooperados, além de consolidar resultados estratégicos para o estado mato-grossense.

O estudo contou com a participação de oito cooperativas de leite, que estão distribuídas em cinco macrorregiões. Dentre as cooperativas ativas no estado, o número total de cooperados em 2021, segundo dados do Sistema OCB/MT, totalizou 6.335 produtores, com a maior concentração presente na região norte, com 39,64% da participação estadual, seguida da região sudeste, com 25,57% do total de cooperados.

O total de leite captado em Mato Grosso, segundo dados do IBGE (2021), demostra que as cooperativas analisadas no estudo, representaram 29,70% do volume total estadual em 2021. As cooperativas analisadas registraram cinco segmentos distintos nas atividades de atuação, como a armazenagem, captação de recursos para financiamento, comercialização de insumos, comercialização de produtos e industrialização.

Durante a entrega do Diagnóstico das Cooperativas de Leite, o superintendente do Imea, Cleiton Gauer, relatou que o levantamento foi realizado com etapas de entrevistas com os agentes das cooperativas, passou pelo entendimento do contexto dos assuntos inserido no leite, a interação juntos aos produtores regionais e o que o setor gera no estado de Mato Grosso.

“O que podemos perceber é que as cooperativas geram um impacto significativo nas regiões onde elas estão inseridas, principalmente, comparando com as regiões que não tem cooperativas. Pelo perfil e até pela caraterística da produção de leite ser de pequenos produtores, que realmente dependem e precisam dessa inteiração para tentar uma melhor remuneração, rentabilidade na propriedade, o impacto que as cooperativas acabam gerando é extremamente positivo e grandioso nas localidades onde elas estão inseridas”, disse Gauer.
O superintendente do Imea esclareceu que com o diagnóstico os produtores poderão tomar decisões mais assertivas, contando que “as lideranças terão um conhecimento melhor do perfil dos produtores, como eles atuam na região, quais as características que eles estão inseridos naquela localidade, as tendências e, principalmente, olhar o futuro, o que o produtor e até mesmo o que esse mercado demanda”.

O superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti lembrou do diagnóstico realizado em 2012, feito em parceria com a Famato e Aproleite, para analisar como as cooperativas participavam do mercado lácteo. “Agora esse diagnóstico, específico das cooperativas, visava também fazer uma radiografia da contribuição das cooperativas na renda e de outros benefícios, como geração de emprego, vem atualizar aqueles dados de 2012. É necessário, de tempos em tempos, avaliarmos o nível de participação das nossas cooperativas com o propósito de reavaliar estratégias de mercado eventualmente, sem querer liminar concorrências, mas fortalecendo o papel de produção dos nossos associados e obviamente agregando valor, melhorando o resultado entregue a esses cooperados. Conhecer esse perfil é estratégico para, inclusive, o papel da representação do Sistema OCB/MT atuar em políticas públicas de fortalecimento do setor e da contribuição do Sescoop/MT na formação, capacitação, no apoio a organização dessas cooperativas, na melhoria de boas práticas, num conjunto de esforço produzir melhores resultados para os associados”, ressaltou Mazzotti.

Para Frederico Azevedo, superintendente da OCB/MT, o diagnóstico do leite formulado pelo Imea, em conjunto com o Sistema OCB/MT, é muito importante para uma avaliação de como está o mercado, e é uma renovação que já foi feito anteriormente em 2012 pelo Sescoop/MT.

“É importante que a gente tenha sempre essa visitação da importância do setor e dos números exatamente para traçarmos diretrizes para o futuro. É um setor que tem passado por uma pressão, principalmente de mercado, nos últimos anos muito forte, um setor que vai precisar se reinventar com algumas iniciativas. Mas, a gente vê que o caminho que as cooperativas de Mato Grosso têm seguido é bastante pujante, como por exemplo, os projetos de grãos, de melhoria de rebanho, e os próprios processos que eles têm traçado com o apoio do Sescoop/MT e da OCB/MT com relação a ampliação do mercado consumidor que eles têm adotado hoje. Esse diagnóstico mostra como está o setor dentro do estado, que pode nos ajudar a entender melhor, e entregar mais serviços para as cooperativas do ramo do leite, inclusive com ampliação de mercado para eles”.

Azevedo disse que o Relatório será repassado às cooperativas para que os gestores saibam como estão os processos internos, o mercado onde atuam e que a partir disso, seja criado um trabalho, que já tem sido delineado junto com outras entidades do setor, de melhoria da cadeira produtiva do setor lácteo de Mato Grosso. “Essa melhoria passa por tecnificação, pelo mercado, passa por uma conscientização dos produtores e cooperados quanto a qualidade do leite. As informações levantadas vão ajudar as cooperativas de leite a abrir novos mercados e ampliarem o seu trabalho nos próximos anos”.

A OCB/MT vai realizar uma live, no dia 20 de março, às 14h, sobre o resultado do Diagnóstico das Cooperativas de Leite de Mato Grosso.

SISTEMA OCB/MT - A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT – é uma entidade formada por três instituições que fazem papéis distintos e ao mesmo tempo interligados, focados no suporte às cooperativas: OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso; Sescoop/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso; e o I.Coop – Faculdade.

REDES SOCIAIS DO SISTEMA OCB/MT
ocbmt.coop.br
instagram.com/sistemaocbmt
facebook.com/Sistemaocbmt
linkedin.com/company/sistemaocbmt
https://www.youtube.com/c/ocbmt/featured

 

 
 

Fonte: OCB/MT Principal

Visite o website: ocbmt.coop.br