Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2023, 10h:10

OCB/MT aponta oportunidade de novos negócios para cooperativas

Levantamento trimestral

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiab√° / MT

OCB/MT aponta oportunidade de novos negócios para cooperativas

Levantamento trimestral

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/MT) divulga trimestralmente o Relatório de Novos Negócios para as cooperativas mato-grossenses, onde demonstra as oportunidades nos diversos segmentos econômicos.

O levantamento dos novos negócios ocorre pelas demandas das cooperativas e oportunidades que o Sistema OCB/MT identifica através do mapeamento do “Radar de Oportunidades”, sendo estas oportunidades desenvolvidas e fomentadas posteriormente pelo departamento de novos negócios da OCB/MT.

O levantamento do último trimestre de 2022 identificou cinco oportunidades para diversos segmentos como a produção de gergelim, a constituição de uma Central de Serviços Compartilhados (CSC), a viabilidade de processo de exportação através do Porto de Sines /Portugal, beneficiamento de feijão e Arranjos Produtivos Locais para avicultura e suinocultura.

O OCB/MT lança índice de confiança das cooperativas de Mato Grosso

Tainá Heinzmann, Gerente Geral da OCB/MT

A Gerente Geral da OCB/MT, Tainá Heinzmann, explica que “o Relatório de Novos Negócios tem o objetivo de informar as oportunidades de empreendimentos que podem ser benéficas às cooperativas e que estão sendo fomentadas pela OCB/MT com estudos técnicos ou atuação institucional”.

Heinzmann ressalta que “através deste informativo as cooperativas podem se inteirar do trabalho que está sendo realizado pela Organização no âmbito de fomento de novos negócios no setor, e a partir disso, buscar orientação junto à entidade para possível implementação em sua cooperativa. Aquelas que se interessarem pelos negócios que estamos trabalhando podem entrar em contato com a equipe técnica para saber como implementar ou participar”.

As oportunidades de novos negócios identificadas foram encaminhadas para as cooperativas tomarem decisões estratégicas.

Produção de Gergelim - Foi realizado o estudo pelo Imea para análise da rentabilidade da produção de gergelim, demonstrando ser este um negócio rentável. O estudo foi encaminhado à todas as cooperativas de crédito de Mato Grosso registradas à OCB/MT.
Em consequência, o Sicredi deu abertura a uma linha de financiamento para fomento da atividade no Estado e a OCB/MT apoia tecnicamente e institucionalmente a produção de gergelim nas cooperativas agrícolas.

Central de Serviços Compartilhados (CSC) – A proposta de Estruturação da Central de Serviços Compartilhados visa o atendimento das nove cooperativas de leite de Mato Grosso, com o objetivo de unificar, inicialmente, a compra de insumos das cooperativas de leite e reduzir os custos operacionais. No futuro, a CSC pode viabilizar negociações de venda de produtos em grupo como visão estratégica de posicionamento no mercado e melhoria de competitividade das cooperativas de leite.

Porto de Sines – Portugal - A OCB/MT junto à Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) vem realizando uma série de reuniões e estudos para viabilizar as exportações e importações dos produtos das cooperativas agropecuárias via Porto de Sines, localizado em Portugal. O cenário atual se destaca pela oportunidade do sedimento de 160 hectares no Porto de Sines para construção de armazém para as cooperativas agrícolas exportarem e distribuir seus produtos pela Europa.

O Porto de Sines é um porto de águas profundas, líder nacional na quantidade de mercadorias movimentadas e apresenta condições naturais ímpares na costa portuguesa para acolher todos os tipos de navios.

A OCB/MT está identificando as cooperativas interessadas em entender mais profundamente o projeto e participar de novos investimentos.

Beneficiamento de Feijão – A proposta é estruturar a Central de Serviços Compartilhados entre as cooperativas existentes ou novas cooperativas para viabilizar infraestrutura de beneficiamento do feijão dos produtores cooperados, o que traria maior rentabilidade para a atividade desenvolvida. Rodadas regionais estão programadas para fomentar o investimento.

Arranjos produtivos locais avicultura e suinocultura - O projeto tem como objetivo o fomento de crédito para a formação de arranjos produtivos locais na atividade da avicultura e suinocultura em Mato Grosso. O foco seria a abrangência de projetos que incluam custeio, investimento para aquisição de animais, genética, construção de fábricas de ração, construção de granjas de suínos e aves, entre outros.

O projeto conta com as parcerias da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (SEDEC/MT), com o propósito de fomentar da atividade por meio de linhas de financiamento no Fundo Constitucional de Financiamento (FCO). 

DOWNLOAD DOS RELATÓRIOS – Os anexos com o Resultado e Metodologia do Relatórios de Novos Negócios, estão disponíveis no final da matéria.

SISTEMA OCB/MT - A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT – é uma entidade formada por três instituições que fazem papéis distintos e ao mesmo tempo interligados, focados no suporte às cooperativas: OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso; Sescoop/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso; e o I.Coop – Faculdade.

REDES SOCIAIS DO SISTEMA OCB/MT
ocbmt.coop.br
instagram.com/sistemaocbmt
facebook.com/Sistemaocbmt
linkedin.com/company/sistemaocbmt
https://www.youtube.com/c/ocbmt/featured

 
 
 
 
 

Fonte: OCB/MT Principal

Visite o website: ocbmt.coop.br