NOTÍCIAS | DIA DE COOPERAR NO SISTEMA OCB/MT
Segunda-Feira, 12 de Abril de 2021, 08h:00
Voluntários Sistema OCB/MT mostram a ação ‘Mensagem da Alegria’
Dia de Cooperar no Sistema OCB/MT

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Dia de Cooperar no Sistema OCB/MT

Voluntários mostram a ação ‘Mensagem da Alegria’

Hoje foi dia de mostrar que a ação contínua do Dia de Cooperar ‘Mensagem da Alegria’ desenvolvida pelos voluntários do Sistema OCB/MT surte momentos de felicidade para mais de 100 idosos acolhidos pelo Abrigo Bom Jesus de Cuiabá. Em um evento virtual, o objetivo da ação foi ressaltado para os participantes, que é o de amenizar a dor do abandono e a saudade através de mensagens virtuais e presentes dos voluntários para cada idoso no dia de seu aniversário, tornado um dia tão especial, ainda mais feliz.

O presidente do Abrigo Bom Jesus, José Duarte, disse que ‘todos nós, funcionários e abrigado, estamos muito felizes com o trabalho que os colaboradores e voluntários do Sistema OCB/MT, estão fazendo. É muito importante para a Fundação e para os nossos acolhidos, porque muitas vezes eles não têm nenhum parente, ninguém que venha visitá-lo no dia do seu aniversário, e receber uma mensagem de carinho alegra o coração de todos. Vocês não sabem a diferença que faz esse gesto de carinho e as lembranças para eles. O trabalho de voluntariado que vocês estão fazendo é muito forte e forte para o mundo hoje. A fundação tem uma carência muito grande de trabalhos como o de vocês e peço que continuem com ele. Nós só temos a agradecer”.

“Somar, cooperar, é doar. E esse gesto da família do Sistema OCB/MT junto aos albergados do Abrigo Bom Jesus demonstra uma política de cooperativismo que privilegia pessoas e não coisas. Doar seu tempo, o tempo de cada colaborador é muito mais importante do que doar objetos, presentes. É estar presente. A nossa gratidão aos idealizadores do projeto e aos gestores da instituição aqui em Mato Grosso”, disse a Conselheira do Abrigo, Márcia Ferreira.

Dia de Cooperar no Sistema OCB/MT

O senhor João Raimundo, que completou 82 anos, recebendo os presentes e mensagem no dia do seu aniversário

A Analista de Gestão de Pessoas do Sescoop/MT, Raquel Macário da Silva, disse que a ação retrata bem o espírito do Dia de Cooperar. “É com atitudes simples que podemos fazer a diferença, e é assim que os 28 voluntários, iniciaram a ação contínua em setembro de 2020 e que até o momento já enviaram as mensagens virtuais, por conta da pandemia, para 40 idosos assistidos pelo Abrigo”, disse Raquel. “Cada um de nós fazendo um pouquinho, atingimos nossos próximo nessa situação tão crítica e o projeto está aberto para quem quiser participar”, ressaltou.

O trabalho de execução do projeto dos voluntários do Sistema OCB/MT vem sendo executado pelo Comitê do Dia C, que divide as tarefas, organiza as equipes de cada idoso assistido que faz aniversários, providencia os presentes, o kit Dia C (camiseta, mochila e lápis) e organiza os vídeos com as mensagens. Os presentes e os vídeos são deixados com a direção do Abrigo, onde os funcionários repassam para os idosos no dia do seu aniversário.

Dia C em MT
Durante o evento foi feito a apresentação dos resultados do Dia C de 2020 e o convite para o lançamento do Dia C em Mato Grosso no próximo dia 12/04 (segunda-feira), das 09 às 11 horas, de forma virtual para todas as cooperativas.

A Analista de Formação Profissional, Karla Verônica da Silva, coordenadora do Dia C em Mato Grosso, mostrou o resultado do Dia de Cooperar em Mato Grosso realizado em 2020, onde as cooperativas contribuíram com 5,78% projetos de todo Brasil, representaram 5,97% cooperativas envolvidas, 4,69% dos voluntários. 7,03% dos beneficiários e 4,92% municípios.

“Nossos números são positivos. A estratégia de nossa unidade vem dando bons resultados, pois apesar do nosso investimento ser pequeno, sem grandes eventos, as cooperativas recebem total suporte para desenvolverem suas ações. Afinal, elas são as donas dos projetos. Todo esse apoio vem de toda a equipe, com um envolvimento grande de todas as áreas. Acreditamos que quando é feito em equipe, os resultados aparecem”, disse Karla Verônica.

O superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti, disse que “estamos analisando uma grande campanha das cooperativas, junto com o Sistema OCB/MT, para promover ações que atendam as causas que surgiram em decorrência da pandemia do COVID-19, como a fome que atinge cerca de 20 milhões de brasileiros e o atendimento das unidades de saúde”.

O superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo, também ponderou que “nós estamos vivendo uma situação difícil e temos que comemorar o simples fato de estarmos aqui hoje, pois muitos já perderam entes querido com essa pandemia que não conseguem resolver e, nós do cooperativismo temos que participar para que isso se resolva”. Ele acrescenta que “a união de esforços, o voluntariado, geram resultados para as comunidades e isso temos que ter como meta de vida, num cenário preocupante como o que vivemos com a pandemia”.




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet