NOTÍCIAS | INÍCIO NO DIA 08/02
Quinta-Feira, 04 de Fevereiro de 2021, 08h:03
Vai começar mais um Ciclo do PDGC
Início no dia 08/02

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Vai começar mais um Ciclo do PDGC

Este ano tem o Prêmio SomosCoop

Todos os anos é realizado o Ciclo de Autoavaliação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC. Neste ano de 2021, o 9º Ciclo terá seu início na próxima segunda-feira (08/02), e este ano, também acontece o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, que é realizado a cada dois anos.

O Sistema OCB/MT, através do Sescoop/MT, espera uma grande participação das cooperativas nesse programa que permite uma autoavaliação das boas práticas, proporcionando oportunidades de melhorias contínuas.

Para dar suporte para que as cooperativas se preparem, serão realizados dois Workshop de Sensibilização e avaliação do nível de maturidade da gestão, em formato virtual, com a instrutora Luciana Matos, nos níveis de maturidade: ‘Primeiros Passos para Excelência’ nos dias 22 e 23 de fevereiro e o de ‘Compromisso com Excelência’ nos dias 24 e 25 de fevereiro. As inscrições são limitadas e gratuitas.

“O Sescoop/MT oferece total suporte de orientação técnica para que a cooperativa se prepare para participar do PDGC e do Prêmio SomosCoop. São ferramentas importantes para o desenvolvimento da cooperativa, que estão disponíveis e de forma gratuita. Estamos à disposição de todas as cooperativas”, disse Georgeana Caldas Siles, Gestora do programa PDGC no Sescoop/MT.

Objetivo do PDGC - O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC tem como objetivo principal promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas.
Toda a metodologia desse Programa está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade que é um modelo referencial, utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.

Benefícios com a participação no PDGC - Ao participar do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, a cooperativa obterá os seguintes benefícios:
· Conhecimento do grau de maturidade de suas práticas de governança e gestão com base em modelo referencial construído a partir das boas práticas de governança e do Modelo de Excelência da Gestão;
· Relatórios com pontos fortes e oportunidades para melhoria de sua situação legal, suas práticas de governança e gestão, possibilitando a construção de planos de melhoria para o aumento da competitividade e sustentabilidade;
* Oportunidade de reflexão sobre suas práticas de gestão por meio do processo de autoavaliação;
* Promoção do aprendizado organizacional. desenvolvendo a cultura da excelência;
* Desenvolvimento da visão sistêmica dos dirigentes.

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2021

Promovido bienalmente, consiste no reconhecimento nacional concedido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) às cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do Cooperativismo por meio da manutenção da identidade cooperativista, de boas práticas de governança e gestão e da geração de valor para as partes interessadas por meio de seu bom desempenho.

É dirigido às cooperativas singulares e às cooperativas de 2º grau (centrais ou federações) registradas e regulares com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). E a avaliação será realizada por meio dos instrumentos de autoavaliação denominados de “Instrumento de Autoavaliação – Governança e Instrumento de Autoavaliação – Gestão”.

Para participar do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão ciclo 2021, as cooperativas que desejam participar devem responder o diagnóstico do PDGC e se inscrever até 30 de abril de 2021.

Cooperativas de MT reconhecidas no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2019
· Sicredi Celeiro MT - Prata no nível de maturidade: Rumo à Excelência
· Sicredi Ouro Verde MT - Prata no nível de maturidade: Compromisso com a Excelência
· Sicredi Sudoeste MT/PA - Bronze no nível de maturidade: Compromisso com a Excelência
· Sicredi Biomas - Bronze no nível de maturidade: Compromisso com a Excelência
· Coopersino - Bronze no nível de maturidade: Primeiros Passos com a Excelência

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet