NOTÍCIAS | COOPERATIVISMO
Quarta-Feira, 23 de Outubro de 2019, 08h:39
Unimed Cuiabá entrega brinquedos
Doe diversão, receba sorrisos”

Assessoria Unimed Cuiabá
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

UNIMED CUIABÁ

Unimed Cuiabá entrega brinquedos

Unimed Cuiabá entrega brinquedos

Distribuir alegria e magia. Com este objetivo foi realizada no dia 18 de outubro a entrega dos brinquedos arrecadados na Campanha “Doe diversão, receba sorrisos” da Unimed Cuiabá. A arrecadação ocorreu no período de 1 a 15 de outubro e mobilizou médicos cooperados, colaboradores e entidades parceiras da Cooperativa.

O diretor-presidente da Unimed Cuiabá, Dr. Rubens Carlos de Oliveira Júnior, destacou o empenho de todos nesta importante ação. “É uma forma de parabenizarmos nossos cooperados pelo Dia do Médico, presenteando com sorrisos e alegria quem mais precisa. Isso é a Unimed Cuiabá, esse é o nosso DNA: cuidado e proteção”, evidenciou.

Os brinquedos arrecadados foram distribuídos às 50 crianças atendidas pelo Projeto Canção de Roda e mais de 100 da Creche Municipal de Cuiabá “Jamil Boutros Nadaf”. A entrega, contou com momento festivo para as crianças, com brincadeiras, sorteios e deliciosos lanches.

PROJETO CANÇÃO DE RODA - Criado em 2004 pela área de Responsabilidade Social da Unimed Cuiabá, o projeto tem por finalidade contribuir para a melhoria da qualidade de vida e comunicação de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social com deficiência auditiva e surdos. Com terapias fonoaudiológicas e apoio pedagógico é promovido o aprimoramento e desenvolvimento dos participantes. Os familiares também são inseridos neste processo e acompanham participando de palestras educativas, passeios e atividades de lazer e integração.

A fonoaudióloga Carla Fortes que atua no projeto explica que o atendimento clínico é focado no tratamento de oralidade e escrita, para melhor inserção a sociedade. “Nem todos sabem Libras, alguns não falam muito bem por conta da deficiência. Os implantados conseguem evolução um pouco melhor, e é muito gratificante vê-los inseridos na sociedade de forma ampla, temos inclusive uma participante do projeto que está na faculdade de Direito”, comemora.

A descoberta da perda auditiva do filho, conta o Sr. Everson, pai do Karyson que está no projeto há 9 anos, foi um grande choque. Por indicação, foram em busca do Canção de Roda e receberam o acolhimento da equipe. A criança foi matriculada no Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (CEADA), onde aprendeu Libras. Porém, os pais desejavam mais e permaneceram firmes no projeto. “Para nós pais não era suficiente ele ter o conhecimento em Libras, desejávamos mais. Queríamos o desenvolvimento da fala e articulação e sem o projeto isso não seria possível”.

Para a Sra. Raquel, mãe de Davi Luiz, que participa do projeto há quatro anos, o desenvolvimento foi muito grande e trouxe diferenças significativas na vida da criança. “Cerca de 90% da evolução do meu filho é graças ao Projeto, a dedicação dos fonoaudiólogos e as terapias realizadas. O Canção de Roda é de suma importância na vida das crianças com deficiência auditiva e das famílias, especialmente por ser um projeto de qualidade, com ótimos profissionais e de forma gratuita, sendo acessível a quem não tem condições de arcar com tratamentos”.

Emocionado, Everson ressaltou aos pais de deficientes auditivos “não desistam dos seus filhos. Acreditem que seus filhos podem vir a falar, do modo deles, mas que seja compreensível, ou por Libras. Com tratamento adequado eles podem aprender e vir a falar algumas palavras”.

Saiba mais sobre as ações sociais da Unimed Cuiabá pelo site unimedcuiaba.coop.br ou pelo telefone 3612-3316.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet